O Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) está vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A maioria de seus professores está vinculada ao Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (DDAS).
Como os demais PPGs da Rural, o CPDA tem representação na Câmara de Pós-Graduação, coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), órgão responsável pelo planejamento, regulação, fomento e difusão dos resultados das atividades de pesquisa e pós-graduação desenvolvidas em todas as áreas de conhecimento da UFRRJ, além da gestão do Proap/Capes e das bolsas da Capes.
Administração do CPDA (Até 30/04/2023)
Coordenador: Fátima Portilho
Vice-Coordenadora: Fabrina Furtado
Colegiado Executivo e Comissão de bolsas
O Colegiado Executivo é composto pelo(a) Coordenador(a), o(a) Coordenador(a) Adjunto(a), o(a) Chefe do DDAS, dois representantes dos docentes permanentes e dois representantes discentes.
Composição atual:
Fátima Portilho (Coordenadora do CPDA)
Fabrina Furtado (Coordenadora-Adjunta do CPDA)
Fabiano Escher (Representante do DDAS)
Antonádia Borges (Representante Docente)
Sergio Pereira Leite (Representante Docente)
Regina Bruno (Representante Docente suplente)
Luíza Wehbe Sabino (Representante Discente – D-2022)
Marina Lobo Gibson (Representante Discente – M-2022)
Colegiado Pleno
O Colegiado Pleno é composto pelo(a) Coordenador(a), o(a) Coordenador(a) Adjunto(a), todos os docentes permanentes e colaboradores do Programa, representantes do corpo técnico-administrativo do Programa e representantes do corpo discente do Programa (um do Doutorado e outro do Mestrado) e respectivos suplentes.
Representantes do corpo discente:
Marcos Aurélio Freire da Silva Júnior (Representante Discente – D-2022)
José Claudivam da Silva (Representante Discente – M-2022)
Thalita Viana Pontes (Representante Discente Suplente – M-2022)
Comissão de Seleção (2020/2022)
Principais atribuições: prepara o edital de seleção, acompanha o processo seletivo em todas as fases e designa professores para tarefas específicas (elaboração e avaliação de provas, avaliação de projetos e participação em bancas de entrevistas).
E-mail: processoseletivocpdaufrrj@gmail.com
Composição atual (2020/2021):
Renato S. Maluf – Presidente
Karina Kato
Jorge Osvaldo Romano
Vitória Oliveira Pereira de Souza Leão (Representação Discente – D-2022)
Marcos Bloise Moura Santos (Representante Discente – M-2022)
Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Programa
Principais atribuições: acompanha a produção dos professores do Programa, faz seu registro na plataforma Sucupira/Capes e assessora a Coordenação produzindo informações que serão usadas no planejamento das atividades a serem desenvolvidas em cada quadriênio de avaliação.
Composição atual (2017/2022):
Antonádia Borges
Claudia Job Schmitt
Fabiano Escher
Sergio Pereira Leite
Comissão de Premiação
Principais atribuições: Analisa as “Fichas de Indicação para Premiação”, preenchidas pelos membros das bancas examinadoras, e indica Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado para concorrerem a prêmios promovidos por agências de pesquisa e associações de área, tais como o Prêmio Capes de Teses de Doutorado e o Prêmio Anpocs de Teses e Dissertações, entre outros. As premiações obtidas por pesquisas desenvolvidas no CPDA podem ser vistas aqui (link para https://institucional.ufrrj.br/portalcpda/dissertacoes-e-teses-premiadas/).
Composição atual (2022/2024):
Débora Lerrer
Elisa Guaraná de Casto
Marcelo Rosa
Comissão de Credenciamento e Recredenciamento
Composição atual (2022/2024):
Marcelo Rosa
Leonilde Medeiros
Renato Maluf
Thereza Menezes
Administração do site
Fátima Portilho
Delcio Junior
Secretaria da Coordenação do CPDA
Ana Lídia de Lima Barbosa
(21) 2224-8577 – Ramal 205
cpda.seccoordenacao@gmail.com
Principais atribuições: preparação de pautas e atas para os Colegiados Executivo e Pleno do CPDA; relatórios; produção de dados para a elaboração do relatório para a plataforma Sucupira/Capes; controle de bolsas (FAPERJ, CAPES, CNPq e doutorado sanduíche no exterior); controle de recursos para pesquisa discente; preenchimento do Sistema de Concessão de Diárias e passagens (SCDP) do Serviço Público Federal, para professores, alunos e membros de bancas ou palestrantes; assessoria à Comissão de Seleção; solicitação de pagamentos e reembolsos e compra/controle de materiais de escritório.
Secretaria Acadêmica do CPDA
Fernanda de Almeida Sodré
(21) 2224-8577 – Ramais 201 e 2014
cpda.secacademica@gmail.com
Principais atribuições: atendimento acadêmico a docentes e discentes; matrícula de alunos internos e externos; acompanhamento acadêmico dos discentes (lançamento de conceitos, quando couber, emissão de atestados, históricos provisórios); agendamento de uso de salas, atualização da lista de e-mails; agendamento e organização de bancas de qualificação e defesa de dissertações e teses;produção de dados para a elaboração do relatório para a plataforma Sucupira/Capes; registro de participantes externos (Pós-Doutores, Professores Visitantes e alunos de Doutorado Sanduíche Reverso); encaminhamento e controle de teses e dissertações defendidas para atualização na página do CPDA, para a biblioteca e para a emissão de diploma.
Comunicação Social do CPDA
Delcio Junior
Responsável pela divulgação (via e-mail, site e Facebook do CPDA) de resultados de pesquisas, eventos, lançamentos de livros e qualquer notícia que seja de interesse do Programa, de seus docentes, alunos e demais interessados.
Revista Estudos Sociedade e Agricultura
Comissão Editorial
Editora-chefe: Maria José Carneiro
Editoras Adjuntas: Carmen Andriolli e Leonilde Servolo de Medeiros
Administrativo e editoração técnica: Delcio Junior
Responsável pela assessoria à Comissão Editorial, administração do site da revista Estudos Sociedade e Agricultura (dentro do sistema Open Journal Systems – OJS/SEER) como editor, editor-gerente e editor de seção e por todas atividades do processo editorial, que vão desde a comunicação com autores, avaliadores, leitores até os processos de finalização, formatação, editoração e publicação online de suas edições.
Revista IDeAS
Comissão Editorial: Karina de Paula Carvalho; Sarah Luiza de Souza Moreira; Marcos Aurélio Freire da Silva Jr.
Revista Revibec
Editor-chefe: Peter May
Administração do DDAS
Chefe: Carmen Andriolli
Vice-Chefe: Cicero Pimenteira
Secretaria do DDAS
Raquel Passeri de Aguiar
E-mail: secretariaddas@gmail.com
Principais atribuições: Apoio administrativo à Chefia do Departamento na secretaria do DDAS; atendimento aos docentes; preparação de pautas e atas para reunião do DDAS; recepção e encaminhamento de documentos; cadastramento de documentos via SIPAC – UFRRJ; acompanhamento de processos via SIPAC – UFRRJ.
Secretaria Discente
Henrique Duarte (D-2021)
Bruno Azevedo Prado (D-2021)
Biblioteca
Silvia Alves de Andrade (Bibliotecária)
Tecnologia da Informação
Elias Junior
Responsável pela manutenção de todo o parque computacional e rede de dados, sendo uma extensão da COTIC (Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação) no DDAS e CPDA.
Postado em 01/07/2011 - 01:00 - Atualizado em 03/03/2023 - 11:29
Está aberta a chamada para Grupos de Trabalho (GTs) do 11º Encontro Nacional de Estudos do Consumo (Enec), evento … leia mais
O prof. John Wilkinson (CPDA/UFRRJ) anuncia a publicação de seu mais novo livro “O Mundo dos Alimentos em Transformação“, … leia mais
Está disponível o acesso em formato digital do livro “Agricultura, alimentação e desenvolvimento rural na China“, organizados pelos professores … leia mais
O Ciclo de Debates do NuAP, “Políticas da memória: lutas, pertenças, reparações e criações”, organizado por Rodica Weitzman (CPDA/UFRRJ), … leia mais
A profa. Leonilde Servolo de Medeiros (CPDA/UFRRJ) escreve matéria no site do Laboratório de Estudos de História dos Mundos … leia mais
O semestre letivo 2023-1 do CPDA/UFRRJ vai de 10 de abril a 28 de julho de 2023. Veja abaixo: … leia mais