Administração


 

O Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) está vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A maioria de seus professores está vinculada ao Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (DDAS).

Como os demais PPGs da Rural, o CPDA tem representação na Câmara de Pós-Graduação, coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Gradução (Proppg), órgão responsável pelo planejamento, regulação, fomento e difusão dos resultados das atividades de pesquisa e pós-graduação desenvolvidas em todas as áreas de conhecimento da UFRRJ, além da gestão do Proap e das bolsas da Capes.


 

Administração do CPDA 
Coordenadora: Andrey Cordeiro Ferreira
Coordenadora Adjunta: Fátima Portilho


 

Colegiado Executivo e Comissão de bolsas 
O Colegiado Executivo é composto pelo(a) Coordenador(a), o(a) Coordenador(a) Adjunto(a), o(a) Chefe do DDAS, dois representantes dos docentes permanentes e dois representantes discentes.

Composição atual:
Andrey Cordeiro Ferreira (Coordenador do CPDA)
Fátima Portilho (Coordenadora Adjunta do CPDA)
Carmen Andriolli (Chefe do DDAS)
Fabrina Pontes Furtado (Representante Docente)
Debora Franco Lerrer (Representante Docente)
Sergio Pereira Leite (Representante Docente suplente)
Henrique Fonseca (Colegiado Executivo – Representação Discente – D-2021)
Victor Marchesin (Colegiado Executivo – Representação Discente – M-2021)
Karine Pereira de Freitas (Colegiado Executivo – Representação Discente suplente – M-2021)
Edifrance Souza (Comissão de Bolsas – Representação Discente – D-2021)
Beatriz Mendonça da Costa (Comissão de Bolsas – Representação Discente – M-2021)


 

Colegiado Pleno
O Colegiado Pleno é composto pelo(a) Coordenador(a), o(a) Coordenador(a) Adjunto(a), todos os docentes permanentes e colaboradores do Programa, representantes do corpo técnico-administrativo do Programa e representantes do corpo discente do Programa (um do Doutorado e outro do Mestrado) e respectivos suplentes.
Representantes do corpo discente:
Sarah Moreira (D-2021)
Mariana Fernandes (M-2021)
Paula Máximo (Suplente M-2021)


 

Comissão de Seleção (2020/2021)
Principais atribuições: prepara o edital de seleção, acompanha o processo seletivo em todas as fases e designa professores para tarefas específicas (elaboração e avaliação de provas, avaliação de projetos e participação em bancas de entrevistas).
E-mail: processoseletivocpdaufrrj@gmail.com

Composição atual (2020/2021):
Renato S. Maluf – Presidente
Karina Kato
Jorge Osvaldo Romano
Ramon da Silva Teixeira (Representação Discente – D-2021)
Beatriz Alves (Representação Discente – M-2021)


 

Comissão de Avaliação e Acompanhamento
Principais atribuições: acompanha a produção dos professores do Programa, faz seu registro na plataforma Sucupira/Capes e assessora a Coordenação produzindo informações que serão usadas no planejamento das atividades a serem desenvolvidas em cada quadriênio de avaliação.

Composição atual (2017/2021):
Claudia Job Schmitt
Jorge Osvaldo Romano
Karina Kato


 

Comissão de Premiação
Principais atribuições: Analisa as “Fichas de Indicação para Premiação”, preenchidas pelos membros das bancas examinadoras, e indica Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado para concorrerem a prêmios promovidos por agências de pesquisa e associações de área, tais como o Prêmio Capes de Teses de Doutorado e o Prêmio Anpocs de Teses e Dissertações, entre outros. As premiações obtidas por pesquisas desenvolvidas no CPDA podem ser vistas aqui (link para https://institucional.ufrrj.br/portalcpda/dissertacoes-e-teses-premiadas/).

Composição atual (2020/2021):
Fátima Portilho
Débora Lerrer
Elisa Guaraná de Casto


 

Administração do site
Fátima Portilho
Delcio Junior


 

Secretaria da Coordenação do CPDA
Ana Lídia de Lima Barbosa
(21) 2224-8577 – Ramal 205
cpda.seccoordenacao@gmail.com
Principais atribuições: preparação de pautas e atas para os Colegiados Executivo e Pleno do CPDA; relatórios; produção de dados para a elaboração do relatório para a plataforma Sucupira/Capes; controle de bolsas (FAPERJ, CAPES, CNPq e doutorado sanduíche no exterior); controle de recursos para pesquisa discente; preenchimento do Sistema de Concessão de Diárias e passagens (SCDP) do Serviço Público Federal, para professores, alunos e membros de bancas ou palestrantes; assessoria à Comissão de Seleção; solicitação de pagamentos e reembolsos e compra/controle de materiais de escritório.


 

Secretaria Acadêmica do CPDA
Fernanda de Almeida
(21) 2224-8577 – Ramais 201 e 2014
cpda.secacademica@gmail.com
Principais atribuições: atendimento acadêmico a docentes e discentes; matrícula de alunos internos e externos; acompanhamento acadêmico dos discentes (lançamento de conceitos, quando couber, emissão de atestados, históricos provisórios); agendamento de uso de salas, atualização da lista de e-mails; agendamento e organização de bancas de qualificação e defesa de dissertações e teses;produção de dados para a elaboração do relatório para a plataforma Sucupira/Capes; registro de participantes externos (Pós-Doutores, Professores Visitantes e alunos de Doutorado Sanduíche Reverso); encaminhamento e controle de teses e dissertações defendidas para atualização na página do CPDA, para a biblioteca e para a emissão de diploma.


 

Comunicação Social do CPDA
Delcio Junior
Responsável pela divulgação (via e-mail, site e Facebook do CPDA) de resultados de pesquisas, eventos, lançamentos de livros e qualquer notícia que seja de interesse do Programa, de seus docentes, alunos e demais interessados.


 

Revista Estudos Sociedade e Agricultura
Comissão Editorial
Editora-chefe: Maria José Carneiro
Editoras Adjuntas: Carmen Andriolli e Leonilde Servolo de Medeiros

Administrativo e editoração técnica: Delcio Junior
Responsável pela assessoria à Comissão Editorial, administração do site da revista Estudos Sociedade e Agricultura (dentro do sistema Open Journal Systems – OJS/SEER) como editor, editor-gerente e editor de seção e por todas atividades do processo editorial, que vão desde a comunicação com autores, avaliadores, leitores até os processos de finalização, formatação, editoração e publicação online de suas edições.


 

Revista IDeAS
Comissão Editorial: Alice Lamounier Marques, Bruna Figueiredo Gonçalves, Danilo Augusto Ricco, Francis Casagranda Zanella, Marcelo Artur Rauber, Mariana Homem de Mello Reinach, Mônica Ramos Domingues Carneiro, Renner Coelho Messias Alves, Yamira Rodrigues de Souza Barbosa.


 

Revista Revibec
Editor-chefe: Peter May


 

Administração do DDAS 
Chefe: Carmen Andriolli
Vice-Chefe: Caio Martins Bugiato


 

Representante discente do CPDA no DDAS:
Karina de Paula Carvalho (D-2021)
Otto Sousa (M-2021)

 

Secretaria do DDAS
Raquel Passeri de Aguiar
E-mail: secretariaddas@gmail.com
Principais atribuições: Apoio administrativo à Chefia do Departamento na secretaria do DDAS; atendimento aos docentes; preparação de pautas e atas para reunião do DDAS; recepção e encaminhamento de documentos; cadastramento de documentos via SIPAC – UFRRJ; acompanhamento de processos via SIPAC – UFRRJ.


 

Secretaria Discente
Henrique Duarte (D-2021)
Bruno Azevedo Prado (D-2021)


 

Biblioteca
Silvia Alves de Andrade (Bibliotecária)


 

Tecnologia da Informação
Elias Junior
Responsável pela manutenção de todo o parque computacional e rede de dados, sendo uma extensão da COTIC (Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação) no DDAS e CPDA.


 

 

 

Postado em 01/07/2011 - 01:00 - Atualizado em 18/08/2021 - 10:36