Sérgio Pereira Leite (TITULAR)

(21) 2224-8577 – Ramal 218
sergioleite@ufrrj.br

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Professor Titular do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ((CPDA/UFRRJ), do qual foi coordenador e onde atualmente dirige o Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (Oppa) e o Grupo de Estudos em Mudanças Sociais, Agronegócio e Políticas Públicas (Gemap). Diretor do Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFRRJ.

Realizou estágio de pós-doutorado em Ciências Sociais na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França, e em Sociologia no The Graduate Center, City Universtiy of New York (CUNY), Estados Unidos, onde atuou como visiting scholar. Professor visitante em universidades brasileiras (Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal Rural de Pernambuco e Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia, e internacionais (EHESS e Universidade de Toulouse, na França; Universidad Nacional de San Martin, na Argentina e Universidad de la República, no Uruguai. Assessor científico de agências de fomento (Capes, CNPq, Faperj, Fapesp, Fapemat, Funcap, entre outras) e pesquisador e/ou consultor de organizações não-governamentais (Ibase, Inesc, Oxfam Internacional, etc.) e multilaterais (IICA, FAO/ONU).

Possui experiência na área de Ciências Sociais, Economia, Sociologia e Política, com ênfase nos campos da Economia Agrária, Sociologia Rural, Políticas Públicas, Desenvolvimento Rural, Economia Política e Sociologia do Desenvolvimento. Desenvolve estudos e pesquisas nos seguintes temas: questão agrária brasileira, agricultura familiar, reforma agrária, assentamentos rurais, modernização da agricultura, desenvolvimento rural, políticas públicas para a agricultura, expansão do agronegócio, estrutura fundiária e mercado de terras.

É bolsista do CNPq (Produtividade em Pesquisa) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED). Contemplado com a bolsa Cientista do Nosso Estado, outorgada pela Faperj nos períodos 2012-2015, 2016-2019 e 2019-2022. Membro da Academia da Agricultura da França. Coordenador da equipe brasileira de projeto aprovado no âmbito do Edital Capes/Cofecub, de 2013 a 2015.

 

 

Postado em 16/04/2018 - 13:18 - Atualizado em 11/03/2021 - 16:13