Dissertações Mestrado 2023

Os trabalhos estão colocados em ordem cronológica (data da defesa) e podem ser acessados na plataforma Sucupira ao clicar em seus títulos.


 

PAULA MÁXIMO DE BARROS PINTO
Assentamentos, titulação e mercado de terras: dimensões da contrarreforma agrária no estado do Rio de Janeiro
Defesa: 13/04/2023

Banca: Debora Franco Lerrer (Orientadora / CPDA/UFRRJ), Leonilde Servolo de Medeiros (CPDA/UFRRJ), Mariana Trotta Dallalana Quintans (UFRJ) e Paulo Roberto Raposo Alentejano (UERJ).

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a política de titulação dos assentamentos de reforma agrária no estado do Rio de Janeiro, relacionando-os com os investimentos em infraestrutura e concessão de créditos de instalação. A investigação parte do cenário de uma série de iniciativas do poder público que direcionaram política de reforma agrária à titulação dos assentamentos por meio da transferência da propriedade da terra, cuja consequência é o retorno dessas áreas ao mercado formal de terras. Em paralelo, foi realizado levantamento dos investimentos em infraestrutura e concessão de créditos de instalação nos assentamentos do estado, que era obrigação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) permitindo, assim, análise das condições sob as quais as áreas são devolvidas ao mercado de terras. Por fim, pretende-se demonstrar que a orientação da política no sentido de privilegiar a entrega de títulos de propriedade, somada à baixa execução por parte do INCRA dos investimentos em infraestrutura nos assentamentos e à baixa concessão de créditos instalação às famílias, devolve os assentamentos ao mercado de terras sem que sejam garantidas as condições de permanência das famílias, tornando-as mais vulneráveis às pressões do mercado.
Palavras-chave: reforma agrária; assentamentos; titulação; regularização fundiária; mercado de terras.

 


 

VICTORIA BATISTELA SILVA RODRIGUES
A incidência da multiplicidade na experiência zapatista: epistemologias, devires e mitos
Defesa: 14/04/2023

Banca: Carmen Andriolli (Orientadora / CPDA/UFRRJ), Antonadia Borges (CPDA/UFRRJ), Graziela Dainese (UFF) e Victoria Darling (Unila).

Resumo: Nesta dissertação, analiso os aportes zapatistas sobre “conhecimento”, “identidade” e “realidade” e estabeleço uma interlocução entre o entendimento destes sujeitos com o dos cientistas modernos críticos, a fim de focalizar o ponto de vista compartilhado entre esses dois grupos produtores de conhecimento: a urgência da refutação capitalista e a refundação radical dos paradigmas da sociedade. O objetivo geral do trabalho é desvelar a incidência da multiplicidade no modo relacional zapatista em vários níveis da vida: no escopo individual, com o meio, entre si, com agentes externos e com o conhecimento. Para tanto, o primeiro capítulo contextualiza historicamente a luta zapatista e sua configuração organizativa. No segundo capítulo, elaboro sobre a relação do zapatismo com a ciência moderna e com a sua ciência, a fim de alcançar o funcionamento ideal da produção de conhecimento segundo o grupo. O terceiro capítulo analisa a incidência da multiplicidade na vida zapatista por meio de elementos da ontologia e epistemologia do movimento. Nesta esteira, compreendi a coesão entre o “mito” fundado no escopo epistemológico zapatista e as ações concretas do grupo em direção à transformação do mundo. Com isso, são objetos do quarto capítulo a potência explicativa dos “Relatos do Velho Antônio” e a potência extrapolativa dos “Contos do gato-perro”, na medida em que ilustram e fundamentam a discussão desvelada ao longo dos capítulos 1, 2 e 3. Como fontes de pesquisa, analisei livros zapatistas e documentos do Enlace Zapatista, que são publicações oficiais e públicas escritas por alguns subcomandantes do movimento, livros de acadêmicos que estudaram o movimento zapatista e teorias de autores modernos que são contíguas às ideias zapatistas estudadas aqui. Para essa análise, adotei três técnicas de pesquisa: análise documental das fontes zapatistas, revisão bibliográfica dos acadêmicos que estudaram o movimento e análise do conhecimento zapatista à luz dos conceitos da ciência moderna.
Palavras-chave: zapatismo; México; mitologia ameríndia; multiplicidade.

 


 

PEDRO BERRUEZO MARQUES
Conflito fundiário e direito ao território: o caso dos caiçaras da Praia Grande da Cajaíba, Paraty-RJ
Defesa: 14/04/2023

Banca: Thereza Cristina Cardoso Menezes (Orientadora / CPDA/UFRRJ), Leonilde Servolo de Medeiros (CPDA/UFRRJ) e Luiz Carlos de Oliveira Lopes (PUC-Rio).

Resumo: Localizada na zona rural do município de Paraty-RJ, mais precisamente na Península da Juatinga, a Praia Grande da Cajaíba é uma das muitas comunidades caiçaras da região sul fluminense. Inserida atualmente em uma região formada por um mosaico de unidades de conservação, a comunidade assistiu ao acelerado êxodo de seus integrantes, consequência de um intenso conflito territorial relacionado à aquisição ilegal de terras. Das cerca de vinte e cinco famílias que possuíam residência na comunidade em meados dos anos 2000, apenas duas ainda permanecem no local e resistem às tentativas de compras das posses e demais estratégias de expropriação. A presente pesquisa pretende identificar os principais atores e agentes envolvidos na dinâmica territorial, ressaltando que uma compreensão mais aprofundada de tal fenômeno exige ultrapassar as ações da díade “comunidade X grileiro”, mas situar a ação e os efeitos sociais da uma complexa rede de atores e institucionalidades que incide sobre as comunidades caiçaras como as unidades de conservação, movimentos sociais e, especialmente, empreendedores da esfera do turismo aliado ao capital imobiliário e seus representantes.
Palavras-chave: conflitos fundiários; expropriação de terras; povos e comunidades tradicionais; direito ao território; caiçaras.

 


 

LUANA PATRINIERI TABOSA
A Japuíba é nossa – da formação do conflito à construção de um bairro (1950-1980)
Defesa: 18/04/2023

Banca: Leonilde Servolo de Medeiros (Orientadora / CPDA/UFRRJ), Debora Lerrer (CPDA/UFRRJ), Carmen Andriolli (CPDA/UFRRJ) e Manoela da Silva Pedroza (UFRN)

Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de formação do bairro angrense Japuíba, através das transformações as quais a fazenda que deu origem ao bairro, sofreu, uma vez que a instalação de grandes projetos de investimento (GPIs) na cidade de Angra dos Reis, tornaram-se elementos que justificavam a construção da BR-101, rodovia que corta o bairro Japuíba. Acredita-se que estrada federal Rio-Santos (BR-101) seja um dos GPIs que mais incidiram impactos sobre a formação da Japuíba como bairro, pois um empreendimento desta magnitude gera diferentes estratos sociais e conflitos de território por onde ela corta. Desta maneira, busca-se investigar os conflitos travados na fazenda, através de um resgate a memória e as lutas das populações originárias desta região.
Palavras-chave: desenvolvimento territorial, conflito de terra, moradia, Angra dos Reis.

 


 

FILIPE DA CUNHA MOSQUEIRA
Mudanças e permanências nos hábitos alimentares de famílias agrícolas do município de Teresópolis/ RJ – papéis da pluriatividade e da produção para autoconsumo
Defesa: 25/04/2023

Banca: Renato Maluf (Orientador / CPDA/UFRRJ), Maria José Carneiro (CPDA/UFRRJ) e Silvia Aparecida Zimmermann (Unila)

Resumo: O presente trabalho de mestrado tem por objetivo estudar as mudanças e permanências que vêm ocorrendo no hábito alimentar de famílias agrícolas de São Pedro da Serra – Nova Friburgo/ RJ, em um contexto de transformação do meio rural, por influência da cultura urbano-industrial, que no caso é a metrópole do Rio de Janeiro. Para entender e buscar identificar tais transformações, serão analisados os papéis da pluriatividade e da produção para autoconsumo na promoção de tais mudanças. Entende-se que tais conceitos, bastante presentes na realidade socioeconômica na agricultura familiar de Nova Friburgo/ RJ (CARNEIRO; ROCHA, 2009), podem ser fatores importantes para promoção de mudança de hábitos, incluindo os ligados à comensalidade. Portanto, fundamentais para indicar a relação da comunidade agrícola de São Pedro da Serra com os alimentos. Os dados que possibilitaram tais análises foram produzidos, majoritariamente por meio da aplicação de um roteiro de entrevista, junto à atores chave estratégicos. A escolha desses atores foi definida mediante articulação realizada junto a Associação de Agricultores de São Pedro da Serra e Adjacências. Espera-se, ao final desta empreitada, conhecer as influências que a cultura urbano-industrial vem causando na comensalidade de famílias agrícolas.
Palavras-chave: Cidade x Campo, Família Agrícola, Hábito Alimentar, Autoconsumo, Pluriatividade, Segurança Alimentar e Nutricional.

 


 

Postado em 28/04/2023 - 11:38 - Atualizado em 28/08/2023 - 16:19

Últimas Notícias

Última semana de inscrições abertas para o processo seletivo de Mestrado e Doutorado 2023-2024 do CPDA/UFRRJ

      Você sabia? O processo seletivo do Mestrado e Doutorado 2023-2024 do CPDA foi reduzido para duas etapas. MESTRADO: leia mais

22/09/2023 - 15:39

Prorrogado o prazo de submissão de trabalhos para GTs do I Encontro Internacional Justiça de Transição e Violência no Campo

  A Comissão Camponesa da Verdade convida para o I Encontro Internacional Justiça de Transição e Violência no Campo. O leia mais

22/09/2023 - 10:27

Egressas do CPDA/UFRRJ ganham menção honrosa em dissertação e tese no Prêmio ANPPAS 2023

        O CPDA/UFRRJ recebeu a Menção Honrosa de Tese e de Dissertação no Prêmio ANPPAS 2023. A leia mais

20/09/2023 - 16:36

5 e 6/outubro: Seminário Internacional “CERESAN 20 anos: trajetória de pesquisa e perspectivas do campo temático”

  É com grande entusiasmo que convidamos você a participar do Seminário Internacional “CERESAN 20 anos: trajetória de pesquisa e leia mais

14/09/2023 - 17:53

Grade de horários do semestre 2023-2 do CPDA/UFRRJ

  O semestre letivo 2023-2 do CPDA/UFRRJ vai de 28 de agosto a 8 de dezembro de 2023. Veja abaixo: leia mais

05/09/2023 - 11:59

Profa. Carmen Andriolli (CPDA/UFRRJ) publica artigo na edição de 15 anos da revista RURIS

A revista RURIS, publicação do Centro de Estudos Rurais da Unicamp, acaba de publicar sua edição de aniversário de 15 leia mais

01/08/2023 - 13:57

mais notícias