História do CPDA


 

O Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro é um programa de ensino, pesquisa, extensão e intercâmbio interdisciplinar no âmbito das Ciências Sociais, e voltado para o conhecimento sobre o mundo rural e temas afins. Credenciado pelo Parecer 536/1986 do Conselho Federal de Educação e recredenciado pelo Parecer 190/1994, o curso é recomendado pela Capes em níveis de Mestrado e Doutorado e avaliado pelo Comitê de Sociologia e Ciências Sociais. Obteve conceito 5 (cinco), numa escala de 3 (três) a 7 (sete), na última avaliação quadrienal (2017/2020), o que o qualifica como programa de excelência nacional. Participa dos programas de bolsas de estudo da Capes (Demanda Social e PEC/PG), do CNPq e da Faperj.

Ao longo de sua trajetória, o CPDA/UFRRJ vem recebendo alunos de diversificada formação acadêmica (Ciências Sociais, Economia, História, Geografia, Economia e Agronomia, entre outras) e originários de todas as regiões brasileiras, de diversos países latino-americanos e de países africanos, em especial os de língua portuguesa. Em 2016, implantou um Sistema de Cotas para negros e indígenas.

O CPDA consolidou-se como centro de excelência de Ciências Sociais, com campo temático voltado aos processos sociais relacionados à agricultura, a questões agrárias, ao mundo rural e à conformação de sistemas agroalimentares, analisados em sua complexidade e multidimensionalidade. Estudos sobre políticas públicas, movimentos sociais, produção e consumo alimentar, território e cultura, campesinato, agronegócio, questões ambientais e indígenas tornaram-se alguns dos temas que fizeram do CPDA uma referência nacional e latino-americana. Esses temas refletem-se nas atividades dos Grupos e Núcleos de Pesquisa liderados por seus docentes.

O CPDA foi criado em 1976 como Centro de Pós-graduação em Desenvolvimento e Agricultura, vinculado à Escola Interamericana de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (EIAP/FGV). O curso de Mestrado iniciou-se em 1977, funcionando no Solar da Imperatriz, Horto Florestal, na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Em 1982, transferiu-se para a UFRRJ, com professores, alunos e funcionários, passando a fazer parte do Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes e, posteriormente, ao Departamento de Letras e Ciências Sociais. Em 1983,mudou-se de sua sede originalno Horto Florestal para alojar-se no prédio que hoje pertence ao Colégio Técnico da UFRRJ, nele permanecendo até o final da década, quando passou a ocupar algumas salas do prédio anexo do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS/UFRRJ).

No início dos anos 1990, com a extinção do Instituto do Açúcar e do Álcool, e graças ao apoio da FAO/ONU, os professores do CPDA conseguiram que fossem cedidos à UFRRJ quatro andares do edifício até então ocupado por este Instituto, na Avenida Presidente Vargas, 417, no centro do Rio de Janeiro/RJ. Com isso, suas atividades acadêmicas e administrativas passaram a funcionar neste endereço, embora os professores continuassem ministrando aulas na graduação (cursos de Agronomia, Veterinária, Zootecnia e Engenharia Florestal, entre outros) e participando de reuniões no campus de Seropédica da UFRRJ.

Nesse momento, o curso era estruturado em três áreas de concentração: Desenvolvimento e Agricultura, Sociedade e Agricultura e Planejamento e Políticas de Desenvolvimento Agrícola e Rural para América Latina e Caribe, esta última conhecida como Vitório Marrama, por ser produto de um convênio entre o CPDA/UFRRJ, a FAO e a Universidade La Sapienza de Roma/Itália.

Em 1995, foi criado o Doutorado e, após uma redefinição do campo temático e do nome do curso, este passou a se chamar Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Nessa mesma época, foi instituído o Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (DDAS), ao qual passou a se vincular a totalidade dos professores do CPDA. Nas décadas de 1980 e 1990, houve também um grande esforço de titulação do corpo docente, uma vez que, como era comum na época, nem todos os professores de Pós-Graduação tinham título de Doutor.

A criação do Doutorado e a constante necessidade de atualização das abordagens teóricas e metodológicas levaram a mudanças importantes na estrutura curricular do CPDA. Em 2004, com base nas sugestões de docentes e discentes, por meio de reuniões e atividades avaliativas que se consolidaram por meio do Fórum CPDA, e nas recomendações do Comitê de Sociologia da Capes, ao qual o Programa se filiou ainda nos anos 1980, ficou decidida a extinção das antigas Áreas de Concentração e a reorganização das Linhas de Pesquisa, adequando-as mais claramente ao campo das Ciências Sociais, com uma abordagem interdisciplinar mais bem delimitada neste âmbito. Nesta ocasião foi alterado o nome para Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, denominação aprovada pela Capes em 2006, mas mantendo a sigla (CPDA), já conhecida nacional e internacionalmente. A partir do ano de 2016, os diplomas de seus titulados passaram a ser emitidos como Mestre ou Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade.

Em 2018 e 2019, por meio de amplos processos internos de debate, particularmente no Fórum CPDA, foram novamente atualizadas as Linhas de Pesquisa e a estrutura curricular do Programa, considerando novos interesses e temas emergentes. As mudanças introduzidas buscaram qualificar a formação de mestres e doutores, com o reforço das discussões epistemológicas, teóricas e metodológicas, valorizando o diálogo interdisciplinar a partir do aprofundamento teórico dos principais campos disciplinares.

Centro de excelência em estudos rurais, agrários e do sistema agroalimentar brasileiro, o CPDA possui uma forte vocação latino-americana, o que resultou em sua escolha pela FAO/ONU, em 1987, para ser a sede regional do Mestrado em Planejamento e Políticas de Desenvolvimento Agrícola e Rural para América Latina e Caribe (Vitório Marrama). Este curso, que formou quatro turmas de mestres entre 1990 e 1999, foi desenvolvido em colaboração com professores da Itália e de outros países da União Europeia, por meio de programas de cooperação institucional. Nas duas últimas décadas, no que se refere ao intercâmbio nacional, o CPDA desenvolveu projetos de formação de doutores no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad/Capes), com a Universidade Federal de Lavras (UFLA, Minas Gerais), e do Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter/Capes), com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC, Bahia – 2009 a 2013) e com o Instituto Federal Goiano (IF Goiano, Goiás – 2017 a 2021).

Desde sua origem, o CPDA vem participando regularmente de diversas atividades de intercâmbio de pesquisa, tanto nacionais quanto internacionais. Um exemplo disso é o Projeto de Intercâmbio de Pesquisa Social em Agricultura (Pipsa), que funcionou sob a coordenação do CPDA entre 1979 e 1984, com apoio da Fundação Ford. Trata-se de uma iniciativa pioneira de colocar pesquisadores de todo o Brasil, muitos ainda estudantes de mestrado ou doutorado, em contato para discutir suas pesquisas. Outro exemplo é o fato de o CPDA ter abrigado, entre 1993 e 2003, a Secretaria Executiva da Rede de Instituições Vinculadas à Capacitação em Economia e Políticas Agrícolas na América Latina e Caribe (Red Capa), uma rede de cooperação horizontal com mais de 60 universidades e centros de pesquisa desta região, da Europa e da América do Norte, incluindo programas de capacitação à distância, workshops, seminários, intercâmbios, edição da revista Políticas Agrícolas, publicação de livros e materiais didáticos e a organização de atividades de pesquisa, com financiamento do Projeto FAO de Cooperação Técnica Italiana e do Projeto ALFA/União Europeia.

Os esforços de internacionalização prosseguiram ao longo da trajetória do CPDA. O Programa participa, atualmente, de um conjunto diversificado de redes internacionais de pesquisa com atuação relevante em temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e do sistema agroalimentar, soberania e segurança alimentar e nutricional, transformações na estrutura fundiária e usos da terra, mudanças climáticas e políticas públicas para a agricultura e o mundo rural, entre outros. Merecem destaque as contribuições do Programa na formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas e na construção de diferentes estudos e documentos orientadores de políticas elaborados por organismos multilaterais, particularmente no âmbito das agências que integram o sistema ONU.

O CPDA edita, desde 1993, a revista quadrimestral Estudos Sociedade e Agricultura, que vem ocupando um lugar importante entre as publicações científicas brasileiras dedicadas ao conhecimento de questões rurais, agrícolas e agrárias no âmbito das Ciências Sociais.

Edita, ainda, desde 2017, e em parceira com Redibec (Red Iberoamericana de Economía Ecológica), a Revibec – Revista Iberoamericana de Economía Ecológica, que dedica-se ao estudo da relação entre sociedade e natureza, particularmente no que se refere às ferramentas do metabolismo social, buscando contribuir para a consolidação da Economia Ecológica como abordagem científica.

Os discentes do CPDA editam, desde 2007, a revista IDeAS – Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, um periódico científico de revisão por pares, acesso livre e publicação contínua de artigos em português, espanhol e inglês. Além da disseminação do conhecimento científico produzido em universidades e outras instituições de pesquisa e de fomentar o debate e a circulação de informações sobre o “mundo rural”, na interface entre desenvolvimento, agricultura e sociedade, a revista tem como objetivo garantir espaço para publicações de estudantes de pós-graduação nas áreas de Ciências Sociais, Humanas e Agrárias.

 

Para saber mais sobre o CPDA:

LIMA, Eli Napoleão de; MOREIRA, Roberto José; CESCO, Susana. Abordagens interdisciplinares e interpretações sobre Desenvolvimento e Mundo Rural em um Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 13, n.30, jan.-abr. 2016, p. 253-277. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/issue/view/36

CESCO, Susana; MOREIRA, Roberto José; LIMA, Eli Napoleão de. Interdisciplinaridade, entre o conceito e a prática um estudo de caso. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol.29, n.84, fev. 2014, p.57-71.
Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092014000100004&lng=en&nrm=iso

MOREIRA, Roberto. Mobilizando agendas em torno da pesquisa social em agricultura. O Programa CPDA, o PIPSA e o PRONEX. In: LIMA, Eli Napoleão de e LEITE, Sérgio Pereira (Orgs.). CPDA 30 Anos. Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade. Rio de Janeiro: Mauad X; Seropédica: EDUR, 2010.
Disponível em: https://mauad.com.br/index.php?route=product/product&product_id=10355&search=cpda+30+anos

 

Apresentação do CPDA – 2021

 

 

 

Postado em 01/07/2011 - 00:59 - Atualizado em 23/12/2022 - 13:15

Últimas Notícias

Resultado do Edital de chamada para submissão de capítulos para editoração por discentes do CPDA

  Divulgação do resultado do Edital de chamada para submissão de capítulos para editoração por discentes do CPDA Resultado Final leia mais

11/04/2024 - 16:50

Nota de pesar – Bernardo V. Paraiso (estudante da UFRRJ)

O CPDA se solidariza com a comunidade ruralina e com a família e os amigos pelo trágico falecimento do Bernardo leia mais

09/04/2024 - 14:37

Seleção interna para bolsa de Doutorado Sanduíche no exterior 2024/2025 no CPDA/UFRRJ

O CPDA/UFRRJ comunica a abertura de Edital de Seleção Interna para candidatos à bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) leia mais

01/04/2024 - 14:12

Grade de horários e Calendário Acadêmico do semestre 2024-1 do CPDA/UFRRJ

O semestre letivo 2024-1 do CPDA/UFRRJ vai de 4 de março a 21 de junho de 2024. Veja abaixo: 1 leia mais

11/03/2024 - 13:45

6 a 9 de maio: Conferência Internacional Controvérsias do Desenvolvimento: Raça, Modernidade e Nação no Sul Global, no CPDA

  A conferência internacional Controvérsias do Desenvolvimento: Raça, Modernidade e Nação no Sul Global, organizada pelos professores Marcelo Carvalho Rosa leia mais

01/03/2024 - 11:13

Lista final de aprovados do Mestrado e Doutorado do Processo seletivo do CPDA/UFRRJ 2023-2024

  Lista final de aprovados do Mestrado e Doutorado do Processo seletivo do CPDA/UFRRJ 2023-2024   Lista Final de Aprovados leia mais

18/12/2023 - 18:30

mais notícias