Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/Capes) – Até 30/01/26

O CPDA/UFRRJ torna público o Edital Interno de Seleção de Candidatos ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/Capes) – Edital nº 09/2025 (Segunda Chamada).

O edital destina-se a estudantes regularmente matriculados(as) no curso de doutorado do CPDA/UFRRJ e tem como objetivo selecionar candidatas(os) para a concessão de uma (01) bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior, com duração mínima de três meses e máxima de seis meses, conforme as normas da Capes, da PROPPG/UFRRJ e do próprio CPDA.

O Programa PDSE visa fortalecer a formação acadêmica e científica, promovendo a internacionalização da pesquisa por meio da realização de estágio em instituições estrangeiras de excelência, com acompanhamento de coorientador(a) no exterior.

As inscrições deverão ser realizadas por e-mail, até 30/0/2026, mediante envio da documentação exigida no edital à Secretaria Acadêmica do CPDA/UFRRJ, dentro do prazo estabelecido. A seleção interna será conduzida pela Comissão de Bolsas do CPDA, em articulação com a PROPPG/UFRRJ, e seguirá critérios acadêmicos e de mérito científico.

Para mais informações, acesse o edital aqui.

Postado em 17/12/2025 - 17:25 - Atualizado em 21/12/2025 - 11:29

Últimas Notícias

Ciclo de debates “Política e eleições no Brasil”, do CPDA, discute: “Juventude no olho do furacão: representação parlamentar juvenil e desafios para 2026”

O CPDA/UFRRJ promove, no dia 27 de maio de 2026, às 17h30, mais uma atividade do ciclo de debates “Política leia mais

08/05/2026 - 19:00

Publicação “Política Externa Feminista: mudando o mundo a favor de todxs”, artigo de docente do CPDA, no Observatório da Política Externa Feminista Inclusiva (OPEFI)

A professora do CPDA e do curso de Relações Internacionais, Maria Villarreal, publicou o texto “Política Externa Feminista: mudando o leia mais

08/05/2026 - 11:00

Lançamento do Livro “Ajeum mi’u”, de Inara Nascimento, egressa do CPDA, acontece hoje, em Botafogo

O CPDA/UFRRJ convida sua comunidade para o lançamento do livro Ajeum mi’u, de autoria de Inara Nascimento e Rute Costa. leia mais

07/05/2026 - 12:00

Lançamento de obra coletiva internacional, com professora do CPDA, sobre crise ecológica no pensamento político contemporâneo

O CPDA/UFRRJ divulga a participação da professora Maria Villarreal, do curso de Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação de leia mais

06/05/2026 - 18:00

Publicação de artigo de pesquisador do CPDA analisa relações entre propriedade da terra, raça e classe durante a ditadura

O CPDA/UFRRJ divulga o artigo do pesquisador de pós-doutorado Ricardo Braga Brito, intitulado “Propriedade privada da terra, raça e contraprestação leia mais

05/05/2026 - 12:00

V Encontro ETTERN prorroga prazo para submissão de resumos até 13 de maio

Foi prorrogado até o dia 13 de maio de 2026 o prazo para submissão de resumos ao V Encontro ETTERN leia mais

04/05/2026 - 18:00

mais notícias