Elisa Guaraná de Castro (TITULAR)

elisaguarana@ufrrj.br

Graduada em Ciências Sociais (IFCS/UFRJ), mestre em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ) e doutora em Antropologia Social (PPGAS/MN/UFRJ), tendo defendido tese “intitulada Entre o Rural e o Urbano – uma etnografia da categoria juventude rural”, sob orientação do Prof. Dr. Moacir Palmeira, publicada em 2013 pela editora Contra Capa com apoio da Faperj.

É Professora Titular da UFRRJ, atuando na graduação de Ciências Sociais, no PPGCS e no CPDA. De 09/2011 a 06/2015 foi cedida para exercer a Coordenadora-Geral de Políticas Transversais da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ/SG/Presidência da República). De 07/2015 a 06/2016 foi cedida para exercer a Coordenadora-Geral de Apoio a Órgãos Colegiados (SDT/MDA), atuando na coordenação do programa dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial e na articulação com movimentos sociais e gestores para a gestão dos territórios rurais.

Integra o Grupo de Trabalho Infâncias y juventudes da Clacso. Co-coordena o Grupo de Trabalho do CNPq em Gênero e Ruralidades. Atua com os seguintes temas: marcadores sociais, juventude, participação política, questão agrária, juventude rural, políticas públicas e gênero e identidade política.

 

 

Postado em 16/04/2018 - 13:24 - Atualizado em 26/09/2023 - 13:45

Últimas Notícias

Palestra “Evidências, Inteligência Artificial e Políticas Públicas” será ministrada pelo professor Paulo Jannuzzi

No próximo dia 15 de abril às 14h teremos a honra de receber Paulo Jannuzzi, professor da Escola Nacional de leia mais

11/04/2025 - 10:59

Exposição Museus e Artes Nômades no RJ

Nos dias 26 e 27 de abril de 2025, será realizada, na cidade do Rio de Janeiro, no Museu da leia mais

11/04/2025 - 09:36

Publicação de artigo na Revista Raízes (UFCG)

O artigo científico intitulado “Colonialismo tóxico: territórios em sacrifício e crise ecológica pela contaminação” acaba de ser publicado na Revista leia mais

10/04/2025 - 11:21

Convite para mesa de debate “Cadeia minero-siderúrgica e clima: da responsabilização das empresas à defesa dos direitos humanos”

Na mesa de debate Cadeia minero-siderúrgica e clima: da responsabilização das empresas à defesa dos direitos humanos, vamos partir de leia mais

09/04/2025 - 10:40

Inscrições abertas para o 11° Encontro da Rede de Estudos Rurais

As inscrições estão abertas para o 11° Encontro da Rede de Estudos Rurais, que acontecerá em Vitória da Conquista – leia mais

08/04/2025 - 16:53

Clacso lança livro com principais artigos de Héctor Alimonda sobre ecologia política

    O livro “Descolonizar la naturaleza”, lançado pelo o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) presta uma homenagem ao leia mais

08/04/2025 - 11:03

mais notícias