
O XII Enec é organizado pelo Grupo de Estudos do Consumo, coordenado pela Profa. Fátima Portilho, do CPDA/UFRRJ.
O evento será realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife/PE, nos dias 06, 07 e 08 de outubro de 2025,
O evento terá nove Grupos de Trabalho e o prazo para submissão de resumos termina no dia 30/06:
1. Consumo e inovação
2. Consumo e questões étnico raciais
3. Consumo e perspectivas críticas sobre marketing, comunicação e publicidade
4. Consumo e sociabilidades: dinâmicas urbanas e desigualdades
5. Consumo e práticas alimentares
6. Moda, consumo e inovação
7. Consumo, cidades e futuros
8. As novas rotas da seda – Circulação de objetos e padrões de consumo contemporâneos
9. Consumo e religião
O GT 5 (Consumo e práticas alimentares) será coordenado pela Profa. Fátima Portilho, do CPDA/UFRRJ, juntamente com Felipe da Luz Colomé (IFPA e UFRRJ), Maycon Schubert (UFRGS) e Zênia Tavares (UFRPE).
O tema central da décima segunda edição do Enec será Consumo e inovação.
Com este tema, o evento parte do termo prosumer (producer + consumer), usado desde os anos 1980 para se referir ao fato de que consumidores produzem formas de uso inovadoras e contribuem para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, que ajudou a borrar, ainda mais, as fronteiras entre produção e consumo e, assim, mostrar que consumidores, ativistas e movimentos sociais têm sido estudados em seu papel de criadores de mercados e de inovações.
Mas como entender a velocidade de aceitação e incorporação de inovações como o smartphone e o dinheiro digital, por exemplo, e, ao mesmo tempo, as mobilizações igualmente rápidas contra proteínas alternativas que mal chegaram às prateleiras?
O desafio para os Estudos do Consumo é uma apreciação do contexto sociocultural, material, político e econômico que influencia a forma com que as inovações se inserem ou não nas práticas sociais e, ao mesmo tempo, como estas são criadas e transformados.
O XII ENEC pretende refletir sobre o papel do consumo e dos consumidores na construção de inovações e de mercados inovadores e, ainda, na maneira como consumidores se apropriam e rechaçam inovações na cultura material.
Mais Informações:
https://estudodoconsumo.com.br/
grupoestudosdoconsumo@gmail.com
Postado em 29/04/2025 - 18:05 - Atualizado em 23/06/2025 - 18:05
O CPDA/UFRRJ torna público o resultado geral atualizado da etapa Prova Escrita do processo seletivo do Mestrado, após a análise … leia mais
O CPDA/UFRRJ divulga o resultado dos recursos apresentados pelos candidatos do processo seletivo do Mestrado, referentes à etapa da Prova … leia mais
A professora Ana Saggioro Garcia, do CPDA/UFRRJ, é coautora do policy brief “O financiamento do clima e a reforma da … leia mais
O CPDA/UFRRJ divulga um dossiê e uma coletânea que contam com a participação de pesquisadoras do programa, voltados à análise crítica das … leia mais
A professora Cláudia Job Schmitt, do CPDA/UFRRJ, publicou um novo artigo em coautoria com pesquisadoras e pesquisadores que participaram do … leia mais
O CPDA/UFRRJ informa que houve alteração no cronograma do processo seletivo do Mestrado. O arquivo pode ser acessado abaixo. Exame de … leia mais