Tópicos Especiais em Natureza, Ciência e Saberes

IH 1543
Disciplina Específica da Linha de Pesquisa Natureza, Ciência e Saberes
Número de créditos: 3
Carga horária: 4 horas aulas semanais (2 teóricas e 2 práticas)
Professor responsável: Claudia Job Schmitt

Objetivo

▪ Examinar diferentes abordagens acerca das relações que se estabelecem entre ciência, tecnologia, natureza e sociedade e suas contribuições específicas na análise dos processos de mudança sociotécnica na agricultura, analisando, de forma crítica, suas bases conceituais e seus desdobramentos na pesquisa empírica.
▪ Analisar, sob uma perspectiva histórica, os processos de mudança tecnológica na agricultura ocorridos a partir da segunda metade do século XX, em sua interface com as políticas relacionadas à agricultura e ao desenvolvimento rural.
▪ Discutir as possibilidades de transformação do regime sociotécnico hoje dominante na agricultura e a emergência de configurações e trajetórias alternativas, inspiradas por valores e princípios que buscam romper com o produtivismo, a exemplo da agroecologia.

Ementa

A disciplina tem como objetivo explorar, sob a ótica das ciências sociais, as múltiplas interfaces que se estabelecem entre ciência, tecnologia, saberes e modos de vida relacionados à agricultura partir da segunda metade do século XX. São acionadas, com esse objetivo, diferentes abordagens que buscam analisar a ciência, a tecnologia e os processos de mudança tecnológica na agricultura, considerando suas relações com atores sociais, políticas públicas e instituições. Especial atenção será dada à natureza multiescalar dos processos de transição sociotécnica na agricultura e aos desafios envolvidos na reconfiguração do atual sistema agroalimentar com base em princípios de sustentabilidade, na contemporaneidade.

Bibliografia

ACOT, Pascal. História da ecologia. Rio de Janeiro: Campus, 1990. BRÜSEKE, Frans Josef. “A crítica da técnica moderna”. In: Estudos sociedade e agricultura. N. 10; 5-56; abril, 1998
LEIS, Héctor Ricardo. A modernidade insustentável. As críticas do ambientalismo à sociedade contemporânea. For most schemes, competition is very tough, essay online so you should apply early as you can to maximize your chances. Petropolis: Vozes; Santa Catarina: UFSC, 1999. LENOBLE, Robert. História da ideia de natureza. Edições 70, 1990. LEFF, Enrique. Saber ambiental. Petrópolis: Vozes, 2001
SILVA-SÄNCHEZ, Solange S. Cidadania ambiental: novos direitos no Brasil. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2000. ALIER, Joan Martínez. De la economia ecologica al ecologismo popular. Montevideo: Nordan-Comunidad, 1995.

Postado em 05/07/2011 - 19:31 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:15