“The Oxford Handbook of Political Consumerism” tem capítulo escrito pela Profª. Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ)

O livro “The Oxford Handbook of Political Consumerism”, organizado por Magnus Boström, Michele Micheletti and Peter Oosterveer sobre o fenômeno global do consumismo político, acaba de ser lançado e conta com um capítulo escrito pela Profª. Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ) em coautoria com Michele Micheletti (Stockholm University, Suécia), “Politicizing Consumption in Latin America”. O livro tem versão online e impressa.

Sobre o livro:
O fenômeno global do consumo político é conhecido por manifestações tão diversas como boicotes corporativos, aumento de preferências por produtos orgânicos e de comércio justo e escolhas de estilo de vida como o veganismo. Ele também se tornou uma área de pesquisa crescente em várias disciplinas. O consumo político usa o poder de consumo para mudar práticas institucionais ou de mercado consideradas ética, ambiental ou politicamente censuráveis. Por meio dessas ações, os bens oferecidos no mercado são problematizados e politizados, questionando as distinções entre consumidores e cidadãos e entre a economia e ação política. O Oxford Handbook of Political Consumerism oferece a primeira visão geral, teórica e comparativa, sobre as maneiras pelas quais o mercado se torna uma arena política. Ele mapeia as quatro principais formas de consumismo político: boicote, buycott, políticas de estilo de vida e ações discursivas. Os capítulos, escritos por pesquisadores internacionalmente reconhecidos na área, examinam o consumo político em diferentes regiões e setores industriais, e em consideração a problemas sociais, ambientais e de direitos humanos. O volume oferece uma exploração completa do fenômeno e sua miríade de dilemas, envolvendo religião, raça, nacionalismo, relações de gênero, animais e nosso futuro comum. Além disso, o livro faz um balanço da eficácia do consumismo político no enfrentamento de problemas globais complexos e seu uso tanto para promover quanto impedir a democracia.

Mais informações no link abaixo.

Postado em 17/05/2019 - 10:54