Teoria política

IH 1517

Disciplina fundamental do Mestrado
Número de créditos: 3
Horas aula: 4 (2 teóricas e 2 práticas)
Professores responsáveis: John Comerford

Objetivo

Esta disciplina se propõe discutir elaborações teóricas vinculadas com as formulações estratégicas de poder em relação às dimensões discursivas da realidade social.

 

Ementa

Análises de formação de hegemonias e de propostas alternativas, dos dispositivos de enunciação e de produção de significações, incluindo os visuais, e de toda a série de práticas e operações discursivas que constituem a identidade dos atores sociais. Conceitos de poder e dominação e a importância desses conceitos para analisar a atividade política em diferentes contextos sociais e históricos, bem como as diferentes representações a respeito da política. Processos e atores sociais e políticos vinculados com práticas de apropriação e controle da Natureza, bem como à dimensão simbólica do poder e suas modalidades de construção através da mobilização e envolvimento de redes e grupos sociais em dramas e rituais concebidos como políticos.

Bibliografia

LACLAU Ernesto e MOUFFE, Chantal Hegemonia y estrategia socialista (para una radicalización de la democracia). México: Siglo XXI ,1985. ESCOBAR, Arturo El final del salvaje (Naturaleza, cultura y política en la antropología contemporánea). Santafé de Bogotá: Ican/Serec, 1999. ALTVATER, Elmar. O Preço da Riqueza. São Paulo: Unesp, 1995. WEBER, Max. Economy and society. University of California Press, 1978
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder, Rio de Janeiro: Graal, 1979
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989
GEERTZ, Clifford. Negara. The theatre State in nineteenth century:Bali. Princeton: Princeton University Press, 1980

Postado em 05/07/2011 - 17:55 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:15