Orientação para solicitar a confecção dos diplomas de Pós-graduação
Para solicitar a confecção do diploma dos discentes do SIGAA, o(a) discente deverá cumprir as exigências do Regimento Interno do programa, do Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação e do Manual de instruções para organização e apresentação de dissertações e teses na UFRRJ.
O(a) discente, o(a) orientador(a) e a coordenação deverão realizar os 9 passos do acompanhamento dos procedimentos após defesa no SIGAA.
Atenção: instruções para a versão final da tese e procedimentos após a defesa
1- Cabe ao orientador executar as seguintes funções no sistema vinculadas a seus orientandos:
– Cadastrar Bancas de Qualificação e Defesa;
– Gerar a ata de defesa mediante ao número da ata informado pela secretaria do CPDA e/ou pela Coordenação;
2- Para agilizar os trâmites da homologação do diploma, sugerimos que na semana seguinte após a defesa, o aluno solicite a ata e folha de rosto para a secretaria e colete as assinaturas gov.br dos membros. Depois de coletadas todas as assinaturas, envie os documentos para a secretaria do CPDA.
Obs: A ata assinada é um documento fundamental para a comprovação da titulação antes da expedição do diploma.
3- O orientador deve revisar e validar no SIGAA a versão final da dissertação ou tese para dar continuidade aos trâmites de diplomação;
4- Ficha Catalográfica: Após aprovação da versão final pelo o(a) orientador, o discente deverá acessar o link se encontra na página da Biblioteca Central (Produtos e Serviços / Ficha catalográfica online) http://institucional.ufrrj.br/biblioteca/produtos-e-servicos/ficha-catalografica/ e confeccionar sua Ficha Catalográfica (tutorial disponível no link https://academico.ufrrj.br/biblioteca/FichaCat_diretrizes_2011.pdf e
https://academico.ufrrj.br/biblioteca/cutter/cutter1.html). O título da tese deve ser o mesmo na capa externa, folha de rosto e ficha catalográfica;
Qualquer dúvida entrar em contato com a bibliotecária Silvia Alves pelo email: cpdabib@gmail.com;
5- Citação de apoio da CAPES: a citação instituída através da Portaria nº 206, de 04/09/2018, é obrigatória para todos os alunos, sem exceção (bolsistas e não bolsistas), e deve constar na folha da ficha catalográfica, abaixo do quadro. Texto padrão: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES)”;
6- Folha de Aprovação/ folha de rosto: A folha de aprovação da versão digital da tese deverá ser assinada eletronicamente pelos membros da banca, via SIPAC ou Gov.br (não podem ser assinaturas digitalizadas ou escaneadas). A folha de aprovação deve ser inserida após a ficha catalográfica.
Obs.: Não serão aceitos exemplares sem a assinatura do Professor Orientador e demais membros da Banca Examinadora;
7- Nada Consta: o(a) discente deverá obter o registro de ‘Nada Consta’ junto à Biblioteca da UFRRJ;
8- O aluno deve acompanhar o passo a passo no SIGAA: Consulte ACOMPANHAMENTO DOS PROCEDIMENTOS APÓS DEFESA NO SIGAA. Todos os documentos solicitados (diploma e RG, por exemplo) devem ser anexados em PDF, de forma legível, com frente e verso;
9- Não esquecer de enviar o Termo de Autorização do SIGAA em PDF, que o(a) aluno (a) assina no passo 7 (do acompanhamento dos procedimentos após defesa) para cpda_secretaria_academica@ufrrj.br , pois a secretaria do CPDA irá cadastrar, na mesa virtual do SIPAC, o Formulário – Termo de autorização para publicação das teses e dissertações digitais na Biblioteca da UFRRJ, que serão assinados pelo Coordenador/Vice Coordenador e pelo Orientador(a), anexando o termo enviado pelo discente.
10- Após a assinatura de todos, o formulário e o respectivo anexo serão enviados para a PROPPG, que realiza uma rigorosa conferência de todos os documentos: versão final anexada, termo de publicação do discente, identidade, CPF e diploma de titulação anterior (todos frente e verso). Caso tudo esteja correto, a PROPPG emite o certificado. Caso algo esteja em inconformidade volta-se ao Passo 1.
Postado em 04/02/2025 - 17:07
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