A revista Déjà Lu (do Conselho Mundial das Associações Antropológicas) acaba de (re)publicar, por indicação da Associação Brasileira de Antropologia – ABA, o artigo “As Sociedades ‘contra’ e ‘no’ Estado – de Exiwa às Retomadas: Território, autonomia e hierarquia na história dos povos indígenas do Chaco-Pantanal”, de autoria do prof. Andrey Cordeiro Ferreira (CPDA/UFRRJ).
A leitura pode ser feita por meio do link : https://www.waunet.org/wcaa/dejalu/issue8.phtml (último da página).
One’s own —and other people’s— estrangement is a valuable topic in Anthropology when we explore new habits and scenarios: this article raises awareness of the critical abilities of those people who, being unfamiliar with their cultural surroundings, plainly criticize what they observe.
|
O objetivo do artigo é realizar um exercício de antropologia histórica e do território, a partir da etnografia das experiências de dominação e resistência vividas por povos indígenas do Pantanal, em especial os Terena, no quadro do processo de colonização, formação dos Estados nacionais e desenvolvimento capitalista na América do Sul . Iremos analisar a constituição de experiências de autonomia indígena contra e no Estado e sua expressão territorial dialética, no mundo colonial e na dinâmica contemporânea do conflito territorial e interétnico no Brasil do século XXI.
Postado em 01/10/2020 - 11:33 - Atualizado em 19/10/2020 - 10:19