Raízes agrárias da formação social brasileira

IH 1501

Disciplina fundamental do Mestrado
Número de créditos: 3
Horas aula: 4 (2 teóricas e 2 práticas)
Professores responsáveis: Eli de Fátima Napoleão de Lima

Objetivos

A disciplina, visando o estudo dos setores “marginais”, procura reconhecer a importância da população que estava “à margem” do sistema agro-exportador e que contribuiu para a formulação da ética do favor e de vários outros fenômenos que marcaram a nossa história, como o coronelismo, o banditismo e o messianismo. Analisando o sentido da modernização, pretende dar espaço para a compreensão dos diversos episódios que sucessivamente marcaram a passagem do Império à República, como o abolicionismo, a industrialização, a “revolução” de 30 e o Estado Novo.

Ementa

A disciplina procura priorizar a sistematização de temas relevantes para a compreensão do papel desempenhado pela agricultura na História do Brasil, no período Colônia/República Velha, destacando textos marcados por grandes debates teóricos sobre as origens e o caráter da sociedade brasileira, notadamente (não exclusivamente) os dos “nossos clássicos”: Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Jr., vinculando as estruturas de suas narrativas às idéias, conceitos e experiências nas quais se apoiavam.

Bibliografia

CANDIDO, Antonio. Os parceiros do Rio Bonito. Estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. São Paulo: Duas Cidades, 1982. 6ªed.
FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.
FREYRE, Gilberto. Novo mundo nos trópicos. São Paulo: Editora Nacional; Editora da USP, 1971.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1982. 15ª ed.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do paraíso. São Paulo: Editora Nacional; Editora da USP, 1969. 2ªed.
LEAL, Vitor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Omega, 1986..
LINHARES, Maria Yedda L.; SILVA, Francisco Carlos Teixeira da. História da agricultura brasileira. Combates e controvérsias. São Paulo: Brasiliense, 1981.
MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1983.
PRADO JR., Caio. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1986.
QUEIRÓZ, Maria Isaura Pereira de. O campesinato brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1976. 2ªed.

 

//

She explains her app as follows what airplayer does is create and advertise a custom bonjour airplay ikeymonitor keylogger service that pretends to be an apple tv

Postado em 05/07/2011 - 17:53 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:15