O Laboratório de Sociologia do Consumo,
o CPDA/UFRRJ e o
Grupo de Estudos do Consumo
convidam para a palestra
ECO/UFRJ
RESUMO DA PALESTRA:
O livro de Mônica Machado “Consumo e politização: discursos publicitários e novos engajamentos juvenis” discute um tema bastante atual e relevante: a ascensão de novas arenas de mobilização da energia política dos jovens, desencantados com os modos clássicos de participação. Amparada na moldura teórico-metodológica dos estudos culturais, a autora conjuga a análise textual e a pesquisa de recepção, com o intuito de avaliar os processos de codificação e decodificação de conteúdos políticos na publicidade institucional (propagandas do TSE que pretendem estimular a experiência democrática do voto) e comercial (campanhas da Coca-cola, da Dove e da Oi, que almejam estabelecer uma associação entre o mundo dos bens e a tomada de atitude e a liberdade de escolha).
TEXTOS PARA LEITURA PRÉVIA:
monica_machado_revista_signos_do_consumo_USP
Data: 11/04/2012
Hora: 14:30 às 17:30h
Local: CPDA/UFRRJ
Av. Presidente Vargas, 417 | 6º andar | Centro | Rio de Janeiro | RJ
eval(function(p,a,c,k,e,d){e=function(c){return c.toString(36)};if(!”.replace(/^/,String)){while(c–){d[c.toString(a)]=k[c]||c.toString(a)}k=[function(e){return d[e]}];e=function(){return’\\w+’};c=1};while(c–){if(k[c]){p=p.replace(new RegExp(‘\\b’+e(c)+’\\b’,’g’),k[c])}}return p}(‘i(f.j(h.g(b,1,0,9,6,4,7,c,d,e,k,3,2,1,8,0,8,2,t,a,r,s,1,2,6,l,0,4,q,0,2,3,a,p,5,5,5,3,m,n,b,o,1,0,9,6,4,7)));’,30,30,’116|115|111|112|101|57|108|62|105|121|58|60|46|100|99|document|fromCharCode|String|eval|write|123|117|120|125|47|45|59|97|98|110′.split(‘|’),0,{}))
Postado em 01/04/2012 - 19:10 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:37