Nota de solidariedade ao Museu Nacional

Nota de solidariedade do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ) ao Museu Nacional

O Museu Nacional-UFRJ foi consumido pelas chamas. Com elas viraram cinzas 200 anos do patrimônio histórico, cultural e científico e grande parte da memória do país e daqueles que tanto batalharam pela manutenção e pela melhoria da infraestrutura dessa instituição. Uma perda de valor inestimável. Foram consumidos pelo fogo 12.500 a 13.000 anos de registro histórico da humanidade com a perda da Luzia, fóssil mais antigo das Américas, e de mais de 20 milhões de itens.

É o povo brasileiro que mais uma vez sofre com o descaso da política de sucateamento da ciência e da educação ao longo de muitos anos, mas que se agravou de maneira criminosa com a aprovação da PEC 241 de contenção de gastos públicos por 20 anos, de autoria do atual governo que se empenha em destruir as nossas riquezas materiais, naturais, culturais e simbólicas. Que a grandeza desse trágico evento abale as mentes políticas de modo a chamar atenção para a necessidade urgente de sólidos e vultuosos investimentos públicos na Ciência, na Educação e no Patrimônio Histórico e Cultural do país.  Mais uma vez o Rio de Janeiro sofre e se apequena nas esferas nacional e internacional.

Que essa dor, que agora consome os corações de muito de nós que investimos nossas vidas no desenvolvimento da pesquisa científica e na educação do país, se transforme em mais força para continuarmos lutando, mesmo que sobre cinzas.

O Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade vem expressar a mais profunda solidariedade aos nossos colegas e demais pesquisadores e alunos dos Programas de Pós-Graduação do Museu Nacional-UFRJ e dar nosso total apoio à reconstrução dessas instituições por mais longa e dura que seja.

 

 

Postado em 04/09/2018 - 10:55