Laboratório temático em Políticas públicas, Estado e atores

IH 1546

Disciplina específica da linha Políticas públicas, Estado e atores
Número de créditos: 2
Carga horária: 2 horas aulas semanais
Professor responsável: todos professores da linha de pesquisa correspondente

Objetivos

O laboratório tem como objetivo abrir um espaço propício para discussões sobre temas como formulação e implementação de políticas públicas, políticas de reforma agrária, descentralização das políticas públicas e desenvolvimento local, segurança alimentar, políticas de ciências e tecnologia, e políticas de desenvolvimento local e territorial.

Ementa

Busca estabelecer parâmetros que visam proporcionar uma compreensão da ação pública nas esferas agrárias e agroalimentares, salientando, em particular, os padrões de interações entre o Estado e os atores sociais envolvidos (grupos de interesses, sindicatos, movimentos sociais, ONGs, experts), direta ou indiretamente, na formulação e execução das políticas públicas.

Bibliografia

DELGADO, Guilherme. Capital financeiro e agricultura no Brasil. São Paulo/Campinas: Ícone/Unicamp, 1985.
HELFAND, Steven M., REZENDE, Gervásio C. A agricultura brasileira nos anos 1990: o impacto das reformas de políticas. In: GASQUES, J.G., CONCEIÇÃO, J.C.P.R. (orgs.). Transformações da agricultura e políticas públicas. Brasília: Ipea, 2001. p. 247-302.
LEITE, Sergio (org.). Políticas públicas e agricultura no Brasil. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2001
LAMOUNIER, Bolívar (coord.). Determinantes políticos da política agrícola: um estudo de atores, demandas e mecanismos de decisão. Brasília: Ipea, 1994.

Postado em 09/08/2011 - 01:07 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:14