Intelectuais e cultura política

IH 1521

Disciplina Específicas de linha de pesquisa Movimentos Sociais
Número de créditos: 3
Horas aula: 4 (2 teóricas e 2 práticas)
Professores responsáveis: Raimundo Nonato Santos

Objetivo

A disciplina se propõe como espaço de leitura e discussão da questão dos intelectuais e a política no Brasil. Primeiramente, serão lidos alguns textos que referenciam o tema da função intelectual à reflexão sobre a democracia nas sociedades complexas e aos estudos sobre as potencialidades políticas dos movimentos sociais. Em um segundo momento, o curso se voltará para a discussão de elaborações de intelectuais brasileiros influentes em contextos políticos e de mobilização social no Brasil contemporâneo; e suas relações com a formação de uma cultura política.

Ementa

A disciplina tratará de questões relacionadas aos temas: 1. Intelectuais e sociabilidade; 2. Movimentos sociais e política; 3. O nacional-popular; 4. Paradigmas econômicos de mudança social. 5. Intelectuais e sociedade democrática e reflexiva.

Bibliografia

Gramsci, Antonio. Cadernos do cárcere, v. 6: O Risorgimento. Notas sobre a história da Itália. Trad. Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: ed. Civilização Brasileira, 2002.

———–. Cadernos do cárcere, v. 4: Temas da cultura. Ação católica. Americanismo e fordismo. Trad. de Carlos Nelson Coutinho e Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

Habermas, Jürgen. La necesitad de la revisión de la izquierda. Madri: Tecnos, 2a. edição 1996.

————. Ay, Europa. Pequeños escritos políticos XI. Madri: Editorial Trotta, 2008.

Tilly, Charles. Los movimientos sociales como agrupaciones historicamente específicas de actuaciones políticas, revista Sociológica n. 28, México, jan. 1995.

—————. Movimentos sociais como política, Revista Brasileira de Ciência Política n. 3, Brasília, jan./fev. 2010.

Pécaut, Daniel. Os intelectuais e a política no Brasil. Entre o povo e a nação. São Paulo: Ática, 1990.

Martins, José de Souza. A política do Brasil lúmpen e místico. São Paulo: Contexto, 2011.

Carvalho, Maria Alice Resende. Cultura política, capital social e a questão do déficit democrático, in Vianna, Luiz Werneck (org.). A democracia e os três poderes no Brasil. Edits. UFMG/IUPERJ/Faperj, Rio de Janeiro, 2002.

Vianna, Luiz Werneck. Americanismo e direito: uma discussão sobre a autocomposição do social. In: Cícero Araújo e Javier Amadeo. Teoria política Latino-americana. São Paulo: Hucitec, 2009.

Postado em 02/03/2015 - 20:38 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:14