Família, comunidade e política

IH 1504

Disciplina específica da linha de pesquisa Estudos de cultura e mundo rural
Número de créditos: 3
Carga horária: 4 horas aulas semanais (2 teóricas e 2 práticas)
Professor responsável: Andrey Cordeiro Ferreira

Objetivos
Apresentar aos estudantes conceitos que permitam relativizar recortes previamente dados da relação entre processos locais e cotidianos e “macro-processos” (regionais, nacionais, globais, etc), bem como recortes dados da atividade política e do funcionamento do Estado. Nesse sentido, o curso pretende oferecer instrumentos para a investigação de relações e concepções centradas na família e nas relações entre famílias, uma vez que a recuperação desse ponto de vista é estratégica no sentido de relativizar os mencionados recortes.

Ementa
A importância das relações entre família e comunidade e entre família e política é apontada por muitos estudos a respeito do mundo rural e do universo camponês, no Brasil e em outros países. Noções como honra e reputação estão presentes nas reflexões sobre conflitos de famílias, conflitos políticos e controle social nas comunidades rurais, bem como na discussão sobre política, facções, patronagem e clientelismo. O curso pretende abordar as possibilidades heurísticas abertas por esses conceitos e pela relação entre eles. Ao mesmo tempo, procurará discutir concepções sobre a relação entre local e nacional e entre privado e público, trazendo subsídios à reflexão sobre os processos de construção e funcionamento do Estado, a relação Estado/sociedade e política/cultura. Isso servirá de base para a leitura de análises referentes a temas específicos como os processos de conflito e mobilização política dos camponeses, as tentativas de implantação local de políticas públicas voltadas para o mundo rural, a dinâmica eleitoral nos municípios do interior, as dinâmicas territoriais e sua relação com o parentesco e a reputação, entre outros.

Bibliografia
GEERTZ, Clifford “Form and variation in balinese village structure”. In POTTER et al. al.: Peasant Society: a Reader. Boston: Little Brown, pp 255 – 278.
ELIAS, Norbert. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Zahar, (1976) 2000.
BAILEY, F.G. “Gifts and poison”. In Gifts and poison. Oxford: Basil Blackwell. 1971.
BOURDIEU. P. “O sentimento de honra na sociedade Cabília”. In Peristiany, J.G. Honra e vergonha – valores das sociedades mediterrânicas. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1965.
PITT-RIVERS, Julian. “Friendship and authority”. In :The People of the Sierra. London: The University of Chicago Press, 1971.
THOMAS, W.I. & ZNANIECKI, F. The polish peasant in Europe and America. New York: Octagon Books, 1974. V.1. “The peasant family” e “Marriage”.
LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto. O município e o regime representativo no Brasil. São Paulo: Alfa-ômega. 1975.
QUEIROZ. Maria Isaura Pereira de. “O coronelismo numa interpretação sociológica”. Em O mandonismo local na vida política brasileira e outros ensaios. São Paulo: Alfa-Ômega, 1976.
LEWIN, Linda. Política e Parentela na Paraíba. Um estudo de caso da oligarquia de base familiar. Rio de Janeiro: Record, 1993 [1987]. (introd. e cap. 3, “A parentela no Império e na República”).

Últimas Notícias

Confira a I Mostra Fotográfica e a entrevista com Nelson Delgado no volume 2021 da Revista IDeAS

  A Comissão Editorial da Revista IDeAS – Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, publicação discente do CPDA/UFRRJ, inicia o leia mais

15/01/2021 - 18:50

Grade de horários 2020.2 do CPDA/UFRRJ

  A grade de horários para o período de 2020.2 já está no site do CPDA e pode ser conferida leia mais

12/01/2021 - 11:16

Seleção interna para bolsa de Doutorado Sanduíche no exterior em 2021 no CPDA/UFRRJ

  O CPDA/UFRRJ comunica a abertura de Edital de Seleção Interna para candidatos à bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior leia mais

12/01/2021 - 09:42

Publicado novo número da REVIBEC com homenagem a Joan Martínez Alier

  O novo número da REVIBEC (Revista Ibero-Americana de Economia Ecológica do CPDA/UFRRJ) presta uma homenagem ao professor Joan Martínez leia mais

21/12/2020 - 14:54

Publicado resultado final do Processo Seletivo 2021 do CPDA/UFRRJ para turmas de Mestrado e Doutorado

  Foi publicado o resultado final com os candidatos admitidos no Processo Seletivo 2021 do CPDA/UFRRJ para turmas de Mestrado leia mais

30/11/2020 - 10:51

Nota de pesar pelo falecimento do professor Raimundo Santos

  É com muito pesar e consternação de todos os docentes, técnico-administrativos e discentes do DDAS e do CPDA que leia mais

19/10/2020 - 18:54

mais notícias