Economia política do sistema comercial mundial

IH 1542

Disciplina específica da linha Política pública, Estado e atores
Número de créditos: 3
Horas aula: 4 (2 teóricas e 2 práticas)
Professor responsável: Nelson Giordano Delgado

Objetivos

Aprofundar a compreensão do sistema comercial mundial, especialmente em sua relação com a agricultura, através da análise do regime de Bretton Woods para o comércio internacional, suas origens, instituições e significado, e do regime comercial da OMC a partir da década de 1980, da Rodada Uruguai do GATT e da criação da Organização Mundial do Comércio.

Ementa

Multilateralismo, livre-comércio e não-discriminação. Bretton Woods: finanças e comércio. As origens do regime de Bretton Woods para o comércio mundial. A proposta de criação da Organização Internacional do Comércio (ITO) e a Carta de Havana de 1948. O fim da ITO. O GATT e sua normativa. As rodadas do GATT: de Genebra a Tóquio. O comércio internacional no regime de Bretton Woods. O GATT e a agricultura. O GATT e a questão do desenvolvimento econômico. O GATT e a questão do desenvolvimento econômico. A crise do comércio agrícola mundial na década de 80 e os conflitos entre os Estados Unidos e a União Européia. O “novo protecionismo”. A retomada da hegemonia econômica norte-americana. A crise da dívida externa nos países subdesenvolvidos. A Rodada Uruguai do GATT: antecedentes e preparação da Rodada. Os acordos obtidos. O Acordo sobre Agricultura: as fases da negociação e a estrutura do Acordo. As implicações do Acordo Agrícola da Rodada Uruguai sobre os processos de integração regional e sobre a agricultura, as políticas e o comércio agrícolas dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. A Organização Mundial do Comércio. A OMC depois de Seattle. As Rodadas de Doha e de Cancun.

Bibliografia

AARANSON, Susan Ariel. Trade and the american dream. A social history of postwar trade policy. Lexington, Kentucky: University Press of Kentucky, 1996.
AARONSON, Susan Ariel. Taking trade to the streets. The lost history of public efforts to shape globalization. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2001.
ANANIA, Giovanni, CARTER, Colin A., and McCALLA, Alex F., eds. Agricultural trade conflicts and Gatt. New dimensions in US-European agricultural trade relations. Boulder, Col.: Westview Press, 1994.
DELGADO, Nelson Giordano. O regime de Bretton Woods para o comércio mundial: origens, instituições e significado. Rio de Janeiro: CPDA/UFRRJ, 2000. Tese de Doutorado.
GATT. Acuerdo general sobre aranceles aduaneros y comercio (GATT de 1947). http://www.wto.org
JACKSON, John H. The world trading system. Law and policy of international economic relations. Cambridge, Mass./London: MIT Press, 2nd ed. (first ed.: 1989), 1997.
JACKSON, John H. The world trade organization. Constitution and jurisprudence. London: The Royal Institute of International Affairs, 1998.
JOSLING, Timothy E., TANGERMANN, Stefan, and WARLEY, T.K. Agriculture in the GATT. London and New York: Macmillan/St. Martin’s Press, 1996.
KRUEGER, Anne O., ed. The WTO as an international organization. Chicago and London: University of Chicago Press, 1998.
OMC. Acuerdo sobre la agricultura. Genebra: OMC, 1994, pp. 49-77. http://www.wto.org
OSTRY, Sylvia (1997). The pos cold war trading system. Who’s on first?. Chicago and London: University of Chicago Press, 1997.

Postado em 05/07/2011 - 19:33 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:13