Durante os dias 20 e 21 de outubro, o CPDA organizará uma série de atividades que antecipam os dilemas e desafios da COP-30, Conferência da ONU sobre Mudança do Clima que acontece em novembro, em Belém (PA). A iniciativa reúne academia, movimentos sociais e lideranças internacionais em torno de uma questão central: como colocar justiça climática, raça, gênero e direitos territoriais no centro das negociações globais.
A programação se inicia às 9h do dia 20 de outubro, no CPDA/UFRRJ, e a entrada de todas as atividades são gratuitas.
A mesa de abertura contará com a presença de:
A mediação será feita por Fabrina Furtado, professora do CPDA/UFRRJ, e os debatedores serão estudantes das disciplinas Clima, Energia e Financeirização da Natureza e Rural e Ruralidades na Sociedade Contemporânea, trazendo a experiência de um debate público ampliado.
Ainda no mesmo dia, o espaço cultural Raízes do Brasil sediará o lançamento da coleção “Politizando o Clima”. O encontro acontecerá a partir das 18h e contará com a presença de movimentos sociais como MPA, MST, MAB, MAM, CONAQ e outras organizações que discutirão os impactos e limites das negociações climáticas a partir de suas próprias experiências.
Mais do que um ato editorial, o lançamento será uma roda de conversa sobre os rumos da COP-30, conectando a produção acadêmica e militante à prática concreta de resistência e organização dos povos e comunidades.
No segundo dia de evento (21/10), será realizada uma aula pública com o tema “COP-30: o que está em jogo?”, no câmpus da UFRRJ, em Seropédica. O objetivo é ampliar o debate sobre as questões climáticas, extrapolando os espaços acadêmicos e culturais do centro do Rio e aproximando essa discussão de estudantes, professores e moradores da Baixada Fluminense.
A atividade faz parte da 22º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano traz como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Em acordo com essa proposta, a UFRRJ promoverá o evento “A UFRRJ nas ondas do conhecimento”. Os debatedores serão estudantes da disciplina Governança ambiental e gestão de recursos naturais, do curso de Relações Internacionais.
As atividades partem de um ponto em comum: a crítica à financeirização da natureza e às soluções de mercado que têm dominado a pauta internacional, como os projetos de REDD+ e os mecanismos de finanças climáticas. A proposta é evidenciar como esses instrumentos podem aprofundar desigualdades e ameaçar territórios tradicionais, ao mesmo tempo em que invisibilizam dimensões centrais de raça, gênero e classe.
Realização: CPDA/UFRRJ e Fundação Rosa Luxemburgo
Postado em 17/10/2025 - 15:36
O CPDA/UFRRJ promove a palestra “Reflexões sobre Etnografia a partir de três experiências de campo”, ministrada pelo professor José Colaço, … leia mais
Gabriela Schneider, egressa do CPDA/UFRRJ, pesquisadora das relações sociais, culturais e econômicas do café, participou do podcast Pés e Panelas, … leia mais
O Centro de Estudos Avançados (CEA) e o Departamento de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII), vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa, … leia mais
O GEMAP/CPDA/UFRRJ realiza, no próximo dia 26 de junho de 2026, às 10h, mais uma edição da série Debates GEMAP. … leia mais
Intitulado “Análise bibliométrica sobre o uso dos censos brasileiros no século XXI: tendências da literatura científica e perspectivas sobre desigualdades … leia mais
A Livraria Blooks, em Botafogo, recebeu na noite da última terça-feira (16) o lançamento da coletânea “Entre continuidades, mudanças e … leia mais