CPDA divulga novo Manual de Trabalhos Finais de Curso da Pós-Graduação da UFRRJ

O CPDA informa que o Manual de Trabalhos Finais de Curso da Pós-Graduação da UFRRJ foi oficialmente publicado e já está disponível para consulta e utilização na página da Biblioteca da UFRRJ.

O documento estabelece novas diretrizes de formatação e apresentação dos trabalhos finais, com o objetivo de padronizar e qualificar a produção acadêmica no âmbito da Universidade.

Agradecemos especialmente a André Felippe Nunes-Freitas, Carolina Cristina Alves Martins, Eliane Maricá Soares, Esther de Sá Bento e Flávia Souza Rocha pela redação do manual e pelo acolhimento dos ajustes necessários até sua versão final.

Recomendamos fortemente que todos os novos trabalhos finais de curso passem a adotar o novo manual. Excepcionalmente, os trabalhos cujas versões finais forem submetidas na plataforma SIGAA até o dia 31 de maio poderão utilizar a versão anterior de formatação.

Estão disponíveis para download:

O Manual para Trabalhos Finais de Cursos na Pós-Graduação da UFRRJ

O novo Template em formato .docx para elaboração dos trabalhos

O CPDA reforça a importância da adoção das novas diretrizes e se mantém à disposição para esclarecimentos.

Postado em 13/01/2026 - 16:27

Últimas Notícias

Revista IDeAS lança chamada para Dossiê Temático: Convenções Globais de Meio Ambiente nos Territórios Rurais – Desafios de Implementação e Perspectivas Críticas

A Revista IDeAS (Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) convida pesquisadoras e pesquisadores a submeterem artigos originais para o dossiê … leia mais

24/09/2026 - 21:29


Oficina Mendeley – Gestão de referências (23/10 – 09:30h)

A Revista IDeAS convida para a Oficina Mendeley – Gestão de referências e organização da pesquisa, ministrada pela professora Fátima Portilho … leia mais

22/09/2026 - 11:46

Seminário: Mobilidades e territórios em tempos de crise: gênero, justiça socioambiental e sustentabilidade da vida (17 e 18/9)

O Seminário Internacional “Mobilidades e territórios em tempos de crise: gênero, justiça socioambiental e sustentabilidade da vida” reunirá pesquisadoras(es) e … leia mais

10/09/2026 - 09:50

Revista ESA lança Edital de Seleção de Propostas de Seção Temática 2027/2028

A Revista Estudos Sociedade e Agricultura (ESA), mantida pelo CPDA/UFRRJ, lançou um Edital para selecionar propostas de Seção Temática para … leia mais

08/09/2026 - 15:04

Roda de conversa – Vamos falar de Cooperação Territorial? Um diálogo para abordar a criatividade e as sociomaterialidades (03/9 – 10h)

A Profa. Claudia Job Schmitt convida para a Roda de Conversa sobre cooperação territorial, abordando a criatividade e as sociomaterialidades. … leia mais

01/09/2026 - 18:13

mais notícias