CPDA recebe lançamento do livro “Raízes da Resistência” e roda de conversa sobre territórios feministas e agroecológicos

No dia 29 de abril, às 16h, o CPDA/UFRRJ realizará a roda de conversa “Raízes da Resistência: Construindo territórios feministas e agroecológicos no Brasil”, marcando, também, o lançamento do livro.

A atividade contará com a presença de Héloïse Prevost, da Universidade de Toulouse, integrante do projeto franco-brasileiro GENgiBRe, com o qual o CPDA vem desenvolvendo colaborações ao longo dos últimos anos.

O evento no CPDA dá continuidade a uma agenda recente de debates sobre a obra: no dia 22 de abril, o livro foi lançado na Universidade Federal de Viçosa, com a participação de pesquisadoras, agricultoras e organizações parceiras. Na ocasião, as professoras Rodica Weitzman e Claudia Schmitt, do CPDA/UFRRJ, atuaram como debatedoras, reforçando o envolvimento do Programa nas discussões promovidas pelo projeto.

A atividade no Rio de Janeiro se insere, portanto, como um desdobramento desse encontro, aproveitando a presença de Héloïse Prévost no Brasil para ampliar o diálogo com a comunidade acadêmica do CPDA.

O livro é resultado de uma pesquisa interdisciplinar e de uma pesquisa-ação desenvolvida com coletivos de mulheres agricultoras do Vale do Ribeira (SP) e da Zona da Mata (MG). A obra propõe repensar as relações entre natureza, gênero e economia, a partir das experiências concretas dessas mulheres.

Ao dar centralidade a vozes historicamente silenciadas, o trabalho evidencia a agroecologia como forma de resistência à mercantilização da vida e como caminho de transformação social. Entre cozinhas, hortas, florestas, solos e rios, emergem reflexões que conectam o local ao global e ampliam o debate sobre alternativas frente à crise ambiental e às desigualdades de gênero.

Destacamos que, pelo CPDA/UFRRJ, participaram diretamente da construção da obra a doutoranda Sarah Luiza Moreira e a ex-aluna do mestrado Natália Lobo, que integraram o Programa GENgiBRE ao longo de seu desenvolvimento.

📍 Local: CPDA/UFRRJ – 6º andar – Av. Presidente Vargas, 417
🎓 Promoção: Núcleo de Pesquisa GERU – “Gênero e Ruralidades” (CPDA/UFRRJ & UFF)

📄 O livro está disponível para download gratuito:
Baixe o livro completo

🔗 Saiba mais sobre o projeto:
Projeto GENgiBRe

Postado em 25/04/2026 - 13:42

Últimas Notícias

Professora e estudantes do CPDA participam da III Escola Latino-Americana de Pós-Graduação

O  CPDA/UFRRJ esteve representado na III Escola Latino-Americana de Pós-Graduação da CLACSO, ALAS e REDPEL, realizada entre os dias 22 leia mais

10/08/2026 - 13:36

Semana Nacional de Enfrentamento à Violência no Campo – Doc “Pau d’Arco” (11/8, às 15h)

O CPDA/UFRRJ e o Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Socias e Políticas Públicas no Campo (NMSPP/UFRRJ) convidam leia mais

05/08/2026 - 11:27

Editais retificados – Processo seletivo para mestrado e doutorado – 2027

Comunicado: Os Editais do Processo Seletivo para as turmas de Mestrado e Doutorado 2027 do CPDA/UFRRJ foram retificados. As versões leia mais

03/08/2026 - 15:26

Estágio de Docência – CPDA divulga grade de disciplinas da graduação 2026-2

A grade de disciplinas oferecidas aos cursos de graduação da UFRRJ pelos professores do DDAS está disponível aqui. No mesmo leia mais

31/07/2026 - 13:04

Divulgação dos horários das entrevistas – Seleção para Bolsa de Pós-Doutorado (PIPD) – CPDA/UFRRJ

  Divulgação dos horários das entrevistas CPDA – Divulgação dos horários das entrevistas – Pós-Doc PIPD     Resultado dos(as) leia mais

29/07/2026 - 11:00

Grade de horários e Calendário Acadêmico do semestre 2026-2 do CPDA/UFRRJ

  O período letivo 2026.2 vai de 10 de agosto a 11 de dezembro de 2026.   Veja abaixo: 1 leia mais

27/07/2026 - 16:18

mais notícias