Publicação de livro sobre ativismos alimentares organizado pela Profa. Fátima Portilho

O CPDA comunica a publicação do livro “Ativismos alimentares e politização da alimentação”, organizado pela Profa. Fátima Portilho e colegas de diversas universidades brasileiras.

O livro conta com um capítulo escrito pela Profa. Fátima Portilho e colegas, intitulado “Ativismos Alimentares diferentes faces e abordagens”, e um capítulo escrito pela Profa. Priscila Delgado e colegas, intitulado “Associações com alimentos e ativismos alimentares em Belo Horizonte”.

O livro é fruto do Projeto de Pesquisa “Ativismos alimentares e politização da alimentação: uma análise comparada das interações entre movimentos sociais, mercados e políticas públicas nas regiões metropolitanas brasileiras”, financiado pelo CNPq, e traz artigos que analisam estratégias de ativismo alimentar e sua relação com a politização da alimentação em nove capitais brasileiras: Belém, Manaus, Natal, São Luís, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

Os artigos partem dos debates sobre transição para sistemas alimentares sustentáveis e saudáveis para analisar as contribuições dos movimentos sociais e ativistas para a construção de novos formatos de ação pública.

Se este debate estava quase exclusivamente voltado ao mundo rural e à agricultura, destaca-se atualmente o reconhecimento do consumo como motor de importantes mudanças nos mercados, o recrudescimento de doenças crônicas vinculadas à má alimentação e a dificuldade de implementar políticas de planejamento urbano que incorporem a agricultura e a alimentação como mecanismos de adaptação às mudanças climáticas.

O livro pode ser adquirido gratuitamente clicando aqui.

Postado em 14/03/2026 - 18:46

Últimas Notícias

Revista IDeAS lança chamada para Dossiê Temático: Convenções Globais de Meio Ambiente nos Territórios Rurais – Desafios de Implementação e Perspectivas Críticas

A Revista IDeAS (Interfaces em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) convida pesquisadoras e pesquisadores a submeterem artigos originais para o dossiê … leia mais

24/09/2026 - 21:29


Oficina Mendeley – Gestão de referências (23/10 – 09:30h)

A Revista IDeAS convida para a Oficina Mendeley – Gestão de referências e organização da pesquisa, ministrada pela professora Fátima Portilho … leia mais

22/09/2026 - 11:46

Seminário: Mobilidades e territórios em tempos de crise: gênero, justiça socioambiental e sustentabilidade da vida (17 e 18/9)

O Seminário Internacional “Mobilidades e territórios em tempos de crise: gênero, justiça socioambiental e sustentabilidade da vida” reunirá pesquisadoras(es) e … leia mais

10/09/2026 - 09:50

Revista ESA lança Edital de Seleção de Propostas de Seção Temática 2027/2028

A Revista Estudos Sociedade e Agricultura (ESA), mantida pelo CPDA/UFRRJ, lançou um Edital para selecionar propostas de Seção Temática para … leia mais

08/09/2026 - 15:04

Roda de conversa – Vamos falar de Cooperação Territorial? Um diálogo para abordar a criatividade e as sociomaterialidades (03/9 – 10h)

A Profa. Claudia Job Schmitt convida para a Roda de Conversa sobre cooperação territorial, abordando a criatividade e as sociomaterialidades. … leia mais

01/09/2026 - 18:13

mais notícias