Fórum do CPDA e processos de autoavaliação
Desde 2004, o CPDA realiza atividades de avaliação global do Programa, denominadas Fórum do CPDA. Não se trata de uma instância decisória e formalizada nos regimentos, mas de uma reunião com a participação de professores, discentes e servidores técnico-administrativos, com o objetivo de avaliar o conjunto do Programa (dificuldades, gargalos etc.) e propor soluções e alterações na sua estrutura. Após amadurecimentos e ajustes, as propostas são encaminhadas para aprovação nas instâncias decisórias formais (Colegiados Executivo e Pleno).
O primeiro Fórum do CPDA foi realizado em 2004, com duração de dois dias e meio. No mesmo ano foram feitas mais duas sessões de um dia e meio cada uma. Dessas atividades resultou uma reformulação substantiva do Programa, aprovada posteriormente pelas instâncias decisórias internas e, em 2006, pelo então Decanato de Pesquisa e Pós-graduação da UFRRJ. Essa estrutura, embora tenha passado por alterações pontuais, permanece vigente.
Desde então, o Fórum do CPDA foi incorporado à prática de autoavaliação do Programa. Este Fórum pode ser convocado pela Coordenação ou por um grupo de professores, a partir da identificação de questões consideradas importantes e estruturantes, incluindo propostas de mudanças regimentais. Neste espaço têm sido discutidos, ainda, os critérios de avaliação do Comitê de Àrea da CAPES e os caminhos para atingir as metas estabelecidas.
No início de 2016, foi criada, e sacramentada no Regimento do programa, uma Comissão de Acompanhamento e Avaliação, formada por três docentes. Esta Comissão vem sendo responsável por delinear e organizar os instrumentos de monitoramento do Programa e por preparar as discussões e os documentos de avaliação a serem enviados à Capes. É por meio dela que hoje surgem questões estruturais a serem levadas para discussão no Fórum.
Em 2021, professores, discentes e servidores técnico-administrativos do CPDA se reunirão em mais um Fórum, realizado em três tardes (dias 04, 11 e 18/10/2021, das 14 às 17h), em formato virtual.
Em setembro de 2022, o Fórum se reúne mais uma vez, em dois dias inteiros coonsecutivos (08 e 09/09/22, das 09 às 18h), em modo presencial.
Postado em 05/04/2021 - 18:02 - Atualizado em 07/09/2022 - 11:23
O Centro de Estudos Avançados (CEA) e o Departamento de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII), vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa, … leia mais
O GEMAP/CPDA/UFRRJ realiza, no próximo dia 26 de junho de 2026, às 10h, mais uma edição da série Debates GEMAP. … leia mais
Intitulado “Análise bibliométrica sobre o uso dos censos brasileiros no século XXI: tendências da literatura científica e perspectivas sobre desigualdades … leia mais
A Livraria Blooks, em Botafogo, recebeu na noite da última terça-feira (16) o lançamento da coletânea “Entre continuidades, mudanças e … leia mais
O lançamento do livro “Entre continuidades, mudanças e novas institucionalidades: políticas públicas e meio rural brasileiro nos governos Lula e … leia mais
O professor Leonardo Belinelli, docente do CPDA/UFRRJ, participou de uma reportagem publicada pela Folha de S.Paulo sobre os desafios enfrentados … leia mais