O Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) lamenta profundamente o falecimento da professora Beatriz Maria Alasia de Heredia.
Beatriz Heredia ofereceu disciplinas da área de antropologia na origem do CPDA, ainda no final dos anos 1970, quando o programa integrava a Fundação Getúlio Vargas. Em meados dos anos 1980 participou do Programa de Intercâmbio de Pesquisa Social em Agricultura (PIPSA), coordenado pelo CPDA. No final dos anos 1990 e início dos anos 2000, integrou juntamente com Moacir Palmeira, Sergio Leite e Leonilde Medeiros a coordenação de duas pesquisas “Impactos dos Assentamentos” e “Sociedade e Economia do Agronegócio”, desenvolvidas em conjunto pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia do IFCS, ambos da UFRJ e pelo CPDA/UFRRJ.
Beatriz Heredia foi uma pesquisadora de fundamental importância para o aprofundamento dos estudos sobre a “plantation tradicional”, assentamentos de reforma agrária e as novas relações sociais que emergiram com a “agricultura moderna”, assim como contribuiu para o surgimento de um olhar inovador e para a abertura de um novo campo de investigação a respeito das formas como o mundo social concebe as relações “políticas”.
O CPDA se solidariza com amigos/as e familiares e enaltece a trajetória acadêmica e de luta de Beatriz Heredia, tanto no campo profissional quanto pessoal.
Nota de pesar pelo falecimento da professora Beatriz Maria Alasia de Heredia
Postado em 15/10/2018 - 10:10