Ciclo Internacional de Palestras Consumo, Cultura Material e Transição Energética com o historiador Frank Trentmann

O Grupo de Estudos em Consumo traz para o Brasil o historiador Frank Trentmann, da University of London, para um ciclo de palestras sobre consumo, com um olhar longitudinal sobre energia e materialidade.
Palestra 1
O que consumimos tornou-se central – talvez a mais central – característica da vida moderna. Nossas economias vivem ou morrem a partir dos gastos e nós nos definimos, crescentemente, pelas nossas posses. Esse estilo de vida cada vez tem causado um profundo impacto no nosso planeta. Mas como passamos a viver rodeados de tantas coisas materiais, e como isso mudou ao longo do curso da história? FranK Trentmann desdobra a extraordinária história do moderno mundo material, da Renascença italiana e da dinastia Ming na China à economia global. A palestra explorará, em particular, o surgimento de um novo “material self”, que mudou a forma como nós nos relacionamos com as coisas. Com um olho no futuro, Frank Trentmnn levanta potenciais perspectivas sobre o método histórico e os tipos de materiais, questões e fontes que podem guiar a próxima geração de historiadores.
Palestra 2
A palestra oferecerá uma inovadora perspectiva sobre a evolução histórica do consumo de energia, dos anos vinte aos anos setenta do século XX, com foco na Inglaterra. Este período testemunhou uma série de transições energéticas – da madeira e do carvão ao gás, à eletricidade e ao petróleo – que transformaram a vida moderna. Os estudos têm acompanhado essa transformação, analisando a oferta, as redes e as tecnologias. Mas precisamos saber sobre o papel das pessoas e de suas casas nessa história, porque foi nesses espaços que a energia foi usada. Frank Trentmann investiga as forças que contribuíram para a formação da demanda doméstica de energia e examina a interação entre a estrutura política, a infraestrutura das moradias e as mudanças nas normas e práticas da vida cotidiana. A palestra proporá uma nova abordagem sobre o estudo da energia, colocando o estilo de vida das pessoas, suas ideias sobre conforto e as tentativas políticas de mudá-las no centro das pesquisas

O Grupo de Estudos do Consumo traz para o Brasil o historiador Frank Trentmann, da University of London, para o Ciclo Internacional de Palestras Consumo, Cultura Material e Transição Energética. Serão duas palestras:

Palestra 1: Material Self: Uma nova história dos seres humanos e das coisas
Data: 04/09/2017
Horário: 14h00
Local: CPDA/UFRRJ (Av. Presidente Vargas, 417 – 8º andar – Sala de Reuniões, Centro).

Palestra 2: Culturas Materiais de Energia: Novas perspectivas sobre as transições energéticas na vida cotidiana
Data: 05/09/2017
Horário: 14h00
Local: COPPEAD/UFRJ (Rua Pascoal Lemme, 355 – CT2 3º andar, Cidade Universitária).

O evento tem vagas limitadas e as inscrições, assim como a leitura de mais detalhes, podem ser feitas no link.

Postado em 10/08/2017 - 17:21 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:30