Prorrogado o prazo de submissão de artigos para o VIII ENANPPAS

 

A submissão de artigos e resumos expadindos para o VIII Encontro Nacional da Anppas foi prorrogada até o dia 14 de julho de 2017. A system holding all personal and medical information about all hospital patients in real-time – and making it instantly www.overnightessay.co.uk/ available to authorised users in whatever format and via whatever device suited their needs.

Dentre os inúmeros GTs (a lista completa pode ser acessada no link abaixo), encontra-se o ‘GT7: Mercado, Consumo e Sustentabilidade’, coordenado pelos professores Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ), João Vicente Ribeiro Barroso da Costa Lima (PPGS/UFAL) e Marcelo Sampaio Carneiro (UFMA).

Ementa do  GT7: Mercado, Consumo e Sustentabilidade
Coordenadores: Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ), João Vicente Ribeiro Barroso da Costa Lima (PPGS/UFAL) e Marcelo Sampaio Carneiro (UFMA).

O presente GT pretende discutir os resultados de pesquisas relacionadas a dois caminhos de investigação interligados. Por um lado, investiga-se (1) o fenômeno do consumo sustentável conectado a um imbricado de outros fenômenos, como (i) a atuação dos movimentos sociais que vêm constituindo novas formas de ação política na esfera do consumo; (ii) o Estado como indutor de programas de estímulo ao consumo sustentável, além de estratégias de compras públicas sustentáveis; (iii) a mídia, ao informar os consumidores sobre práticas ambientalmente corretas; (iv) as empresas, que adaptam processos produtivos e embalagens, pressionadas por consumidores e movimentos sociais e (v) os cidadãos, que, por vezes, atribuem à prática do consumo sustentável um sentido de participação e engajamento político. Por outro lado, investiga-se (2) as novas dinâmicas institucionais no Brasil e no mundo que denotam uma reestruturação nos duplos Mercado/Sociedade, Estado/Mercado e Sociedade Civil/Mercado, no tocante à discussão e implementação de políticas para a consecução de uma economia e sociedade sustentáveis, em que se discutem (i) os efeitos dos novos instrumentos de regulação sobre as empresas, no tocante à legislação, controle e/ou monitoramento de organismos estatais, como o IBAMA, SEMAs e o Ministério Público; (ii) as dinâmicas que parecem sinalizar a força da sociedade civil, mesmo que difusa, seja na pressão direta, seja na pressão através do consumo sustentável, seja ainda nas estratégias de ligação de indivíduos e ONGs com empresas, impactando as agendas e a governança de empresas e governos. Espera-se que os papers a serem apresentados testem, comprovem ou refutem teorias e suas hipóteses, de maneira a enriquecer o debate sobre o mecanismo mercantil de coordenação econômica do Estado e, ainda, dos limites e possibilidades das ações de consumidores e da sociedade civil organizada no enfrentamento dos complexos problemas ambientais contemporâneos.

Lista completa das ementas dos Grupos de Trabalhos (GTs): http://enanppas2017. com. br/ementas-dos-grupos-de-trabalhos/

Mais informações e inscrições em.

Postado em 29/06/2017 - 16:30 - Atualizado em 29/06/2018 - 16:30