O Plano de Desenvolvimento de Pessoas
O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) é um instrumento da Nova Política de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), instituída pelo Decreto nº 9.991, de 2019, que tem como objetivo promover o desenvolvimento dos servidores públicos nas competências essenciais para prestação de um serviço de excelência à sociedade brasileira.
O Plano apresenta as ações de desenvolvimento necessárias à consecução dos objetivos institucionais da UFRRJ e encontra-se alinhado estrategicamente ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade.
O servidor precisa saber que todas as suas necessidades de desenvolvimento, que incluem capacitações, participação em eventos, congressos, seminários e, ainda, afastamentos para pós-graduação stricto sensu e licença capacitação, devem estar previstas no PDP e, portanto, devem ser enviadas para lançamento.
Processo de elaboração do PDP
O Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento, é a primeira etapa do processo de elaboração do PDP. Antes, realizado pelas Unidades de Gestão de Pessoas dos órgãos, no ano de 2023, passou a ser responsabilidade de todas as Unidades da Instituição. Neste contexto, as Unidades da UFRRJ são responsáveis por realizar o seu próprio Levantamento Interno de Necessidades de Desenvolvimento.
Para elaborá-lo, o órgão/a entidade precisa não só listar informações, mas conduzir um processo de levantamento que seja capaz de identificar as necessidades de desenvolvimento de acordo com as diretrizes da Política Nacional do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP).
O conjunto desse levantamento constituirá o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFRRJ (PDP), que será enviado para aprovação do Órgão Central do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Para facilitar o entendimento deste processo, elaboramos um passo a passo com todos os esclarecimentos necessários para o preenchimento/cadastramento no Portal SIPEC. Para entender, leia até final.
Elaborado anualmente, através do Portal SIPEC – módulo PDP, o Plano de Desenvolvimento de Pessoas conta com a colaboração de servidores, chefias, CODEP e PROGEP, em que cada um, de acordo com seus perfis e funções, preenchem no sistema, informações chaves de levantamento e planejamento.
Para facilitar a identificação dos servidores de cada Unidade da Instituição, responsáveis pela elaboração do PDP. Organizamos uma planilha com as informações para contato, com os responsáveis.
Planilha de consulta dos Usuários PDP e Chefia PDP.
Para o diagnóstico das necessidades, os Usuários PDP, em comum acordo com a Chefia da Unidade, devem utilizar o formulário de levantamento de necessidades disponibilizado pela CODEP, que após o preenchimento, gera uma planilha de dados.
Chamamos a atenção de todos, ainda, para o fato de que a participação em qualquer evento de capacitação ou ação de educação formal da instituição não poderá ser realizada sem autorização do PDP pelo Órgão Central do SIPEC. Logo, os pedidos de afastamento, não poderão ser concedidos se não estiverem inseridos no PDP da UFRRJ.
Detalhamento do processo de elaboração do PDP
O cadastramento no SIPEC obedecerá algumas regras e critérios que deverão ser realizadas a partir do seguinte passo a passo:
PASSO 1 (08/07 a 12/07): Atualizar as informações dos servidores que terão perfil de usuário PDP e chefia PDP, informando à Codep quais servidores a quem serão atribuídos os papéis de usuário PDP e chefia PDP, preenchendo o formulário: https://forms.gle/VtTi6TCW1jCFDEs68)
PASSO 2 (15/07 a 23/08): Levantamento das necessidades pelo Usuário PDP da Unidade em conjunto com a respectiva Chefia e registro das necessidades de desenvolvimento de sua Unidade no portal SIPEC;
Para saber mais, acesse o Guia do Usuário PDP.
Cada Unidade cadastrada realizará o seu levantamento interno de necessidades. A estratégia para realizar esse levantamento deverá ser feita através do formulário, disponibilizado pela CODEP, que após o preenchimento, gera uma planilha de dados.
PASSO 4 (24/08 a 13/09): Chefia da Unidade validação das necessidades cadastradas no portal SIPEC e envia para a Codep;
Para saber mais, acesse o Guia da Chefia PDP.
PASSO 5 (16/09 a 27/09): A Codep irá realizar a análise e consolidação das necessidades validadas. Após a consolidação, a Codep envia para a Progep que irá realizar a aprovação e encaminhamento para o órgão central.
PDP 2025
CRONOGRAMA DE ELABORAÇÃO
AÇÕES | QUEM? | Até quando? | Onde acessar? |
Levantamento das necessidades de desenvolvimento | Todos os servidores | 18/07 a 28/07 | Formulário de levantamento de necessidades: https://forms.gle/GP8kx7SZ7fU1dp8n8 |
Lançamento das demandas no Portal Sipec | Usuário PDP (servidor responsável pelo cadastramento das demandas) | 29/07 a 23/08 | Planilha das necessidades cadastradas: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1G0nlPAJBao RQ2M3jPYouLZLPQog2pskme9zm332pqlU/edit?usp=sharing |
Validação das demandas no Portal Sipec | Chefia PDP (dirigente da Unidade) | 24/08 a 13/09 | Portal Sipec |
Consolidação das necessidades | CODEP | 16/09 a 17/09 | Portal Sipec |
Envio para o Órgão Central | PROGEP | 30/09 | Portal Sipec |
Materiais complementares:
Para maiores informações assista a LIVE PDP 2023.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp Institucional: WhatsApp Institucional Codep ou email Codep: codep@ufrrj.br .
Postado em 08/08/2022 - 15:30 - Atualizado em 23/07/2024 - 10:18
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