Revisão PDP
Tendo como principal objetivo possibilitar o ajuste de informações do Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP da UFRRJ, o Sistema do Portal SIPEC possui a funcionalidade de REVISÃO DO PDP, que permite inserir novas necessidades que não foram identificadas no momento da Elaboração PDP da Universidade.
Cabe ressaltar que o instrumento de revisão do PDP deve ser tratado como medida de exceção pela UFRRJ, uma vez que se deve ao máximo buscar conformidade com o planejamento estratégico da Universidade.
Fluxo de revisão
Atenção, o fluxo de inserção de novas necessidades na Revisão seguirá o mesmo que da Elaboração, ou seja, o Usuário PDP inicia o processo de preenchimento de necessidades, Chefia PDP realiza a validação e a Codep/Progep prioriza e finalizam o preenchimento de necessidades.
Para que o processo de revisão aconteça de forma eficiente, é necessário que o Usuário PDP e a Chefia PDP sigam corretamente as etapas.
Planilha de consulta dos Usuários PDP e Chefia PDP.
Etapas para revisão
Cada Usuário PDP realizará o levantamento de novas necessidades da sua Unidade. A estratégia para realizar esse levantamento deverá ser feita através do formulário de revisão PDP, disponibilizado pela CODEP, que após o preenchimento, gera uma planilha de dados.
Etapa 1 : Solicitação de revisão pela Codep/Pogred ao Órgão Central do SIPEC, via SIPEC;
Etapa 2 : Autorização da revisão pelo Órgão Central do SIPEC, o órgão receberá a solicitação, analisará a justificativa enviada e responderá via Sistema o mais breve possível.
Etapa 3 : Elaboração da revisão pelo Usuário PDP da Unidade, seguindo o seguinte passo a passo:
O Usuário PDP da Unidade, que deseja inserir novas necessidades, deve acessar o PDP a partir do Portal Sipec, clicar no botão “Gerenciar itens de necessidade” ;
Em seguida, o Usuário PDP deverá clicar no botão “Cadastrar +” e, assim, será aberto novo formulário de preenchimento de necessidades no SIPEC.
Etapa 4 : Após inclusão de nova necessidade pelo Usuário PDP da Unidade, a Chefia da Unidade em questão deverá acessar o Portal SIPEC e validar tais necessidades.
Para entendimento e realização das etapas três e quatro, o Usuário PDP da Unidade e a Chefia da respectiva Unidade, podem acessar o Guia de passo a passo para revisão do PDP.
Etapa 5 : Anuência e envio da revisão pela Progep ao Órgão Central do SIPEC até o quinto dia útil do mês de referência;
Etapa 6 : Devolução da revisão, pelo Órgão Central do SIPEC, para a Codep/Progep até trinta dias após o quinto dia útil do mês de referência;
Etapa 7 : Acolhimento da devolução da revisão pela Codep/Progep.
Prazos
É necessário observar que o envio das revisões ocorrerão trimestralmente. Assim, para melhor acompanhamento, foram estabelecidos ciclos de revisões para o ano de 2024, com datas específicas para solicitação da revisão, período de revisão pelo Usuário PDP e de envio da revisão para o Órgão Central do SIPEC conforme calendário.
CALENDÁRIO DE REVISÕES PDP 2024
Ciclo | Data de solicitação da revisão pela Codep ao Sipec | Período de revisão pelo usuário PDP da Unidade e validação da chefia | Data para envio da revisão ao Órgão central do Sipec até | Resposta pelo órgão central do Sipec até |
1º | 04/01 | 22/01 a 22/02 | 04/03/2024 | 08/04/2024 |
2º | 09/04 | 23/04 a 23/05 | 04/06/2024 | 08/07/2024 |
3º | 09/07 | 23/07 a 23/08 | 04/09/2024 | 10/10/2024 |
4º | 11/10 | 22/10 a 22/11 | 04/12/2024 | 19/12/2024 |
Atenção, o último ciclo de revisões do PDP não acarreta análises e devolutivas de ações de desenvolvimento por parte do Órgão Central do SIPEC e Enap. O objetivo do último ciclo de revisões é que os órgãos e entidades possam realizar os últimos ajustes necessários em seus Planos para que possam finalizar e enviar o Relatório Anual de Execução até janeiro do ano subsequente à execução.
Informações complementares sobre o processo de revisão PDP 2025:
No decorrer do ano de 2025 o PDP disponibiliza quatro períodos de revisão. Esses ciclos de revisão tem por finalidade acrescentar ao Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Universidade as necessidades que não foram lançadas.
O fluxo a ser seguido será o mesmo, ou seja, após o levantamento das necessidades o usuário lançará as demandas no sistema do Portal Sipec. Posteriormente a chefia validará e, por fim, a CODEP fará a análise e consolidação.
O formulário de revisão do levantamento de necessidades de 2025 está disponível aqui: formulário de revisão do levantamento de necessidades – 2025, o próprio possui uma planilha de dados para que os Usuários PDP possam consultar os dados levantados.
Estejam atentos pois o formulário de revisão 2025 não é o mesmo do ano anterior (2024).
O calendário com os ciclos de revisão estará disponível assim que o Órgão Central definir os prazos.
Materiais complementares:
Guia para revisão do plano de desenvolvimento de pessoas – PDP 2024
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo WhatsApp Institucional: WhatsApp Institucional Codep ou email Codep: codep@ufrrj.br .
Postado em 05/07/2024 - 12:40 - Atualizado em 11/11/2024 - 11:25
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