Cursos Externos



PROGRAMAÇÃO 2019

 

Os cursos externos são oferecidos por Escolas de Governo ou Instituições Privadas e capacita individualmente o servidor. Sua pertinência será avaliada por Comissão instituída pela PROAD e chefia imediata.  Os cursos externos são agrupados em duas modalidades, que são:

  • Cursos/eventos externos de Escolas de Governo

São oferecidos por Escolas de Governo, por exemplo Escola Nacional de Administração Pública-ENAP e a  Escola de Administração Fazendária (ESAF), que normalmente são gratuitos.  O servidor deverá abrir processo para solicitá-los, com no mínimo 30 dias de antecedência, e poderá fazer jus a diárias e passagens.

Para conhecer o fluxo e saber todos os procedimentos necessários para solicitar curso/evento que se enquadram nessa modalidade clique aqui.

Confira também os cursos disponibilizados pelas Escolas de Governo clicando aqui.

  • Cursos externos instituições privadas

São pagos por empenho, em processo normalmente instruído, com diárias e passagens pagas via sistema SCDP. O processo de solicitação deverá chegar à Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CODEP) , com antecedência mínima de 60 dias do início do curso ou evento.

Atenção! O pagamento só poderá ser efetuado se a empresa promotora do curso/evento aceitar pagamento por Nota de Empenho.

Informações importantes:

  • Se o curso escolhido pelo servidor técnico for menor que R$ 17.600,00, clique aqui para saber os procedimentos a serem seguidos.

  • Se o curso escolhido pelo servidor técnico for maior que R$ 17.600,00, clique aqui para saber os procedimentos a serem seguidos.

Observações para os docentes:

1) O docente que solicita inscrições para curso/evento referente à pesquisa docente, seja para apresentação de trabalho ou apenas para participação, não precisarão passar pela CODEP, tendo em vista que o pagamento dos mesmos devem ocorrer pelo Centro de Custo do Instituto/Departamento, assim como as diárias e passagens, conforme memorando circular nº 24/2019 – PROAD e memorando circular nº 28/2019 – PROAD.

Pedimos atenção para as mudanças ocorridas no fluxo de solicitação de pagamento de curso/evento referente à pesquisa docente. Assim, para nortear a ação do Instituto/Departamento, seguem em “Documentos para Downloads” os documentos necessários.

2) O docente que solicita inscrição para curso/evento referente a atividades administrativas (quando em cargo de gestão ou para maior conhecimento), como sub áreas financeira, planejamento, patrimonial, licitação, gestão acadêmica, gestão de pessoas, etc, este valor será pago no Centro de Custo da CODEP/PROAD, assim como as diárias e passagens. Vejam que os formulários de solicitação são diferentes. Um deles, o pago pela CODEP/PROAD, já tem Centro de Custo preenchido.

 

O acompanhamento do processo de curso externo (conforme fluxo) é de responsabilidade do servidor que irá sair para capacitação. A CODEP somente se responsabiliza pelo cumprimento dos prazos e andamento do processo quando o mesmo estiver sob sua guarda.

 

Documentos para Downloads

Servidor Técnico / Docente (em cargo de gestão):

Fluxo curso externo gratuito.pdf

Fluxo curso externo pago menor que 17600 mil.pdf

Fluxo curso externo pago maior que 17600 mil.pdf

Tutorial processo 100% digital.pdf

Memorando Circular nº 24.pdf

Memorando Circular nº 28.pdf

 

Links importantes

Diárias e passagens – SCDP

 

Legislação Norteadora

Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964

Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993

Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006

 

Servidora Responsável:

Vanessa Garcia

e-mail: capacitacaoexterna@ufrrj.br

Telefone: 2681-4604