gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
  • Español
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Banners
Corpo Docente
Editais
Eventos
Galeria
Instituições conveniadas
Logos Slides
Manuais
Notícias
Sem categoria

CORIN

Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais

Projeto de cooperação entre Brasil e Senegal, com a participação de docentes da UFRRJ, foi destaque em jornal televisivo do Senegal.

Postado em 11 de agosto de 2023

A reportagem do jornal Radio Television Senegalaise (RTS) noticiou a realização a reunião do Comitê Gestor do projeto “Fortalecimento de práticas agroecológicas para o estabelecimento de sistema participativo de certificação no programa de fazendas “Naatangué” no Senegal”, que aconteceu entre os dias 7 a 11 de agosto em Dakar, Senegal.

O projeto promovido pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério da Relações Exteriores do Brasil, com verbas do PNUD, conta com a parceria da UFRRJ, desde 2018, e também com a Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro (Abio) e a Agence Nationale d’Insertion et de Développement Agricole (ANIDA).

Camila Ariza, representante da ABC, Cristina Ribeiro, coordenadora da Abio e Anelise Dias, docente do Instituto de Agronomia UFRRJ.

O encontro teve como objetivo expor e validar a terceira parte do projeto que foi estendido por mais 3 anos.

A missão continuará até o final de agosto com a equipe brasileira composta pelos docentes da UFRRJ, Antonio C.S. Abboud e Anelise Dias, do Departamento de Agrotecnologia e Sustentabilidade/IA e Cristina Ribeiro, da Associação dos Agricultores Biológicos do Rio de Janeiro (Abio).

Na reportagem, o Embaixador brasileiro no Senegal, Bruno Luis dos Santos Cobuccio, ressalta a importância do projeto para auxiliar o Senegal a alcançar a soberania alimentar e não depender da importação de alimentos. Além disso, Baidy Ndao, agricultor senegalês, conta a experiência enriquecedora que teve na sua vinda à UFRRJ para treinamento em agroecologia na Fazendinha.

Esta é a primeira de uma série de missões que acontecerão nos próximos anos nessa nova fase do projeto.

Diversos docentes e eventualmente pós-graduandos da UFRRJ contribuirão nessas missões para formação em práticas agroecólogicas e assistência técnica de três comunidades de agricultores em regiões estratégicas do Senegal.

Essas comunidades se encontram hoje organizadas em um Sistema Participativo de Garantia (SPG) implantado pelo projeto, e em breve será aberto um canal de venda direta dos produtos dessas comunidades na cidade de Dakar.

A reportagem possui autoria de M. M. Niang, L. Fall e KH. Dia.

Para assistir a reportagem, acesse o link nos minutos 30:00 até 32:30, disponível logo abaixo: https://www.rts.sn/emissions/jt-20h/jt-20h-du-mercredi-09-aot-2023