Oportunidade para o Programa Intercâmbio Sul-Sul
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, junto ao Ministério da Igualdade Racial – MIR, lançou o programa Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul – Edição Peru, Edição Angola e Edição República Dominicana.
O Programa Caminhos Amefricanos tem como um dos objetivos o contribuir com o combate ao racismo e a promoção de igualade racial no Brasil por intermédio de intercâmbios de curta duração no exterior, particularmente, em países africanos, latino-americanos e caribenhos.
Cada Edição possui 50 vagas para estudantes quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos, matriculados em licenciaturas a partir do 5º semestre e vinculados a Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas ou grupos correlatos, ou participar em Programa de Iniciação Científica ou Iniciação a Docência, como PIBID e PIBIC, que poderão participar de um intercâmbio de 15 dias.
O MIR é o responsável por viabilizar o financiamento do intercâmbio, sendo adequados de acordo com cada edição, informações no item 6 do edital.
Cada edição possui um cronograma, torna-se necessário se atentar as datas de acordo com a edição desejada, as propostas devem ser preenchidas pelo formulário de inscrição disponível no edital no item 4, sendo o prazo para inscrição, respectivamente, até o dia 30 de janeiro de 2025 às 17h (horário de Brasília) para a Edição Peru e até o dia 27 de fevereiro de 2025 às 17h (horário de Brasília) para as Edições Angola e República Dominicana.
Demais informações, verifique no portal oficial da CAPES e no Edital, disponíveis logo abaixo.