gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
  • Español
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Banners
Corpo Docente
Editais
Eventos
Galeria
Instituições conveniadas
Logos Slides
Manuais
Notícias
Sem categoria

CORIN

Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais

Oportunidade de Intercâmbio em Moçambique

Postado em 27 de dezembro de 2024

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior – CAPES, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial – MIR, lançou o programa Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul, que selecionará até 50 estudantes quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos.

Os participantes devem estar matriculados em licenciaturas a partir do 5º semestre e vinculados a Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas ou grupos correlatos. Os selecionados participarão de um intercâmbio de 15 dias na Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique.

As inscrições estão abertas até as 17h do dia 4 de janeiro de 2024 e devem ser realizadas pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). Antes de embarcar, os participantes farão um curso on-line de 40 horas sobre História e Cultura Afro-brasileira e Moçambicana. Durante o intercâmbio, será exigida a elaboração de um relatório das atividades realizadas na universidade. Após o retorno, os estudantes deverão apresentar um artigo, relato de experiência ou participar de um evento acadêmico relacionado ao programa.

O financiamento do programa será realizado pelo MIR, que oferecerá suporte financeiro para diárias, passagens aéreas, seguro-saúde, emissão de passaporte e visto de entrada em Moçambique. Todas as informações detalhadas estão disponíveis no Edital Conjunto nº 34/2023, publicado no Diário Oficial da União e no site oficial da CAPES.

O Caminhos Amefricanos tem como objetivo estimular a troca de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam para o combate ao racismo e para a promoção da igualdade racial. A iniciativa também visa fortalecer a formação de educadores e incentivar pesquisas acadêmicas e científicas focadas na Educação das Relações Étnico-Raciais, promovendo a cooperação entre instituições de ensino superior e o desenvolvimento de projetos relevantes no campo da igualdade racial.

Para mais informações sobre o programa e os detalhes de inscrição, acesse o site oficial do CAPES, disponível logo abaixo.

https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-abre-selecao-para-intercambio-em-mocambique