gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
  • English
  • Español
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Banners
Corpo Docente
Editais
Eventos
Galeria
Instituições conveniadas
Logos Slides
Manuais
Notícias
Sem categoria

CORIN

Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais

Internacionalização da UFRRJ

Postado em 17 de novembro de 2014

Como decorrência da globalização, processo interrupto e irreversível que o mundo experimenta, a internacionalização das instituições é um fato definitivo, vital e imediato. Vive-se hoje esse processo de maneira definitiva, o qual impõe a Universidade Rural a inserção imediata, com a adoção e o envolvimento em programas e projetos de parcerias internacionais. O estabelecimento de convênios e acordos de cooperação binacionais ou multilaterais entre as universidades brasileiras e estrangeiras traz inúmeros benefícios, entre eles a obtenção de conhecimentos pelo intercâmbio de docentes e alunos de graduação e pós-graduação, os que estudam no exterior ou os que venham a fazê-lo aqui. Esse movimento de intercâmbio de experiências enriquece e dinamiza o ensino, a pesquisa e a extensão, tornando a universidade competitiva e atual.

Na opinião da Profª Rosana Valéria, Secretária Executiva do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, do qual a UFRRJ é uma das instituições fundadoras, “o desenvolvimento de projeto de internacionalização nas universidades brasileiras, principalmente as federais, possibilita um melhor desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação e pode ser ainda uma preparação da graduação, para que os alunos cheguem a uma pós com mais qualidade”.

Muitos programas internacionais têm tido lugar na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Temos recebido estudantes de graduação e pós-graduação através de programas específicos (PEC-G e PEC-PG) suportados pelo Ministério da Educação e por órgãos em fomento, que tem resultado em várias experiências bem sucedidas no seio de nossa instituição, em geral, através dos programas de pós-graduação. Entretanto, a internacionalização de nossos alunos ainda é incipiente.

Um bom exemplo desse processo foi a recente criação, nas Américas, do primeiro programa binacional de doutoramento em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA) entre a nossa UFRRJ e a Universidad Nacional de Rio Cuarto (UNRC), em Córdoba (Argentina). Esse programa foi elaborado a partir de experiências vividas entre os Departamentos de Microbiologia e Imunológica e o Departamento de Parasitologia Animal do Instituto de Veterinária nos programas de intercâmbio com o Departamento de Microbiologia da UNRC, o que foi possível através de convênio financiado pela Coordenação de Cooperação Internacional da CAPES e a Secretaria de Ciência y Tecnologia da Argentina (Programas CAPES/SECyT 2003 e CAPES/SPU 2005 e 2008). Foi também relevante a contribuição das experiências de intercâmbio Brasil-Argentina vividas pelo Departamento de Solos, Instituto de Agronomia, também em programas suportados por essas agências de fomento e pós-graduação.

Hoje, o PPGCTIA – Brasil / Argentina – é um programa credenciado pela CAPES (Conceito 4) e na Argentina pelo CONEAU e que iniciou suas atividades há pouco menos de um ano. A coordenação brasileira está a cargo da Profª Lúcia Helena Cunha dos Anjos (DS-IA) e do Profº Hector Alimonda (DDAS-ICHS) e na Argentina a Profª Adriana Vivas, da Facultad de Agronomia y Veterinária da UNRC. Em ambos os países, os PPGCTIAs têm quatro áreas de concentração: Agrobiologia, Recursos Naturais e Meio Ambiente, Políticas Públicas e Patobiologia. Os enfoques das linhas e dos projetos de pesquisas nessas áreas de concentração estão voltados para os temas de interesse do MERCOSUL. O mesmo é exigido da formação dos alunos com atividades acadêmicas no Brasil e na Argentina. Outras experiências de internacionalização têm sido buscadas pelos programas de pós-graduação e devem ser completamente apoiadas pela UFRRJ.

O intercâmbio internacional tem sido feito com propriedade; entretanto, de maneira individual, a partir de iniciativas isoladas e modestas. A administração superior da UFRRJ, entendendo a importância do processo de internacionalização das IFEs, criou a Assessoria das Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII. Cabe a essa Assessoria organizar e otimizar o setor de convênios da UFRRJ no âmbito nacional e internacional, buscar mecanismos de financiamento das iniciativas de intercâmbio e cooperação nacional e internacional e estruturar o projeto de mobilidade estudantil internacional. No momento, essas ações vêm sendo implementadas junto a agências de fomento e instituições como a CAPES, ANDIFES, FAUBAI, UNIVERSIA-Santander e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

A equipe da ARII é composta pelo Assessor Profº Dr. Carlos Alberto da Rocha Rosa, pela jornalista Ísis do Nascimento Sardinha e pelas técnicas administrativas Rosimary Frota Morenz, Maria Aparecida Moura Dias Pereira e Armando Ferreira Campos.

Profº Dr. Carlos Alberto da Rocha Rosa

Professor titular de Micologia e Mico Toxicologia (DMIV-IV)

Assessor das Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFRRJ