Internacionalização da UFRRJ
Como decorrência da globalização, processo interrupto e irreversível que o mundo experimenta, a internacionalização das instituições é um fato definitivo, vital e imediato. Vive-se hoje esse processo de maneira definitiva, o qual impõe a Universidade Rural a inserção imediata, com a adoção e o envolvimento em programas e projetos de parcerias internacionais. O estabelecimento de convênios e acordos de cooperação binacionais ou multilaterais entre as universidades brasileiras e estrangeiras traz inúmeros benefícios, entre eles a obtenção de conhecimentos pelo intercâmbio de docentes e alunos de graduação e pós-graduação, os que estudam no exterior ou os que venham a fazê-lo aqui. Esse movimento de intercâmbio de experiências enriquece e dinamiza o ensino, a pesquisa e a extensão, tornando a universidade competitiva e atual.
Na opinião da Profª Rosana Valéria, Secretária Executiva do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, do qual a UFRRJ é uma das instituições fundadoras, "o desenvolvimento de projeto de internacionalização nas universidades brasileiras, principalmente as federais, possibilita um melhor desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação e pode ser ainda uma preparação da graduação, para que os alunos cheguem a uma pós com mais qualidade".
Muitos programas internacionais têm tido lugar na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Temos recebido estudantes de graduação e pós-graduação através de programas específicos (PEC-G e PEC-PG) suportados pelo Ministério da Educação e por órgãos em fomento, que tem resultado em várias experiências bem sucedidas no seio de nossa instituição, em geral, através dos programas de pós-graduação. Entretanto, a internacionalização de nossos alunos ainda é incipiente.
ngfjkwejfkjbsegjegkjwefgiojwei