Ruralinos Pelo Mundo – Júlia Douglas (Coimbra – Portugal)

E hoje daremos continuidade a mais um episódio da série “Ruralinos Pelo Mundo”

Neste post, teremos o relato de Júlia Douglas, estudante de Direito do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ.

“O intercâmbio na Universidade de Coimbra – Portugal foi uma das melhores escolhas que poderia ter feito na minha vida.” Afirma a discente.

Foi assim que Júlia definiu a escolha de fazer a mobilidade acadêmica na Universidade de Coimbra (UC). Segundo a mesma, desde o início de sua graduação, tinha o sonho em fazer um período de estudos na Faculdade de Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal, sendo considerada uma das melhores do país.

“O processo seletivo para chegar aqui não é nada fácil, mas é possível. Sempre procurei manter minhas notas altas e me dediquei ao máximo de atividades: participei de congressos, escrevi artigos, publiquei, realizei estágios, enfim, construí um bom currículo ao longo da graduação.” Aponta a estudante.

A universitária passou no processo seletivo em 2020 mas por conta da pandemia da Covid-19, teve que esperar. “Foi uma longa espera de dois anos que atrasou a conclusão do meu curso, mas mesmo com esses pontos, hoje posso olhar para o intercâmbio e dizer que foi o melhor que poderia ter feito para minha vida pessoal e minha vida acadêmica.” Diz Júlia.

A discente nos conta que a mudança para Portugal lhe abriu os horizontes, dando a ela mais autonomia para lidar com os imprevistos que apareceram por estar morando sozinha pela primeira vez e também por estar fora do Brasil. “Fiz amigos incríveis que se tornaram minha família nesse período, pude conhecer profissionais de referência na minha área, participei de congressos e entrei para a Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra, conquistando com a minha dupla o prêmio de iniciados no torneio de debates Open Minho 2022 (realizado pela Sociedade de Debates da Universidade do Minho – Braga).

“O intercâmbio é uma série de desafios e vitórias, mas tudo é tão incrível que até os problemas conseguimos enfrentar com força. Confesso que passei momentos difíceis aqui, por exemplo, no primeiro mês fiquei muito doente pela mudança de temperatura e também porque havia mofo no meu quarto, mas no final consegui resolver esses e outros problemas.” Nos conta a intercambista.

Júlia expõe que sentiu seu crescimento pessoal e acadêmico no intercâmbio, por estar sempre se desafiando a sair de sua zona de conforto. “Aqui aprendi a conviver com as diferenças, a conhecer múltiplas culturas, aprendi que saber inglês é muito importante para a comunicação na Europa não sei falar inglês, mas consegui aprender um pouco. Aprendi a organizar minhas finanças, a fazer comida, a saber a quantidade de coisas para comprar no mercado, a conciliar estudos, casa e vida social. Conheci-me melhor e aprendi a enfrentar meus ‘monstros’. Declara a discente.

Júlia ainda acrescenta: “Além dessa parte pessoal, acredito que cresci muito academicamente, me desafiei a participar de torneios, a cursar uma disciplina de mestrado para conseguir produzir um artigo, tendo em vista que é muito difícil fazer pesquisa na licenciatura/graduação, me dediquei às disciplinas e obtive bom êxito, aprendi sobre o direito português em algumas áreas e me surpreendi com as diferenças do direito brasileiro, me adaptei a outro método de ensino, soube melhor como atuam os advogados aqui e me apaixonei mais ainda pela área da docência.”

Júlia Douglas finaliza sua história mostrando que, apesar dos contratempos, tudo valeu a pena em prol dos seus sonhos. “Termino meu relato dizendo que apesar dos percalços que encontramos no caminho, desde quando decidimos nos preparar para sermos aprovados no Programa de mobilidades da UFRRJ até às dificuldades que precisamos lidar quando chegamos aqui, tudo vale a pena. Vale a pena estudar, se dedicar e realizar nossos sonhos. Encerro afirmando que nossos sonhos são possíveis e a CORIN assim como minha coordenação e meus professores – curso de Direito do IM – foram excepcionais no suporte ao meu intercâmbio, portanto, gratidão é a palavra que melhor define esse momento.”

E esse foi o relato de Júlia Douglas, discente de Direito pelo Instituto Multidisciplinar da UFRRJ. Gostou? Mande essa matéria para aquele amigo que está planejando fazer a mobilidade acadêmica.

Este relato também se encontra no Instagram da CORIN. Nos siga lá.