Ruralinos Pelo Mundo – Ana Ormond (UTAD – Portugal)

E seguimos com mais um episódio de Ruralinos Pelo Mundo!

Neste post, temos o relato de Ana Lúcia Ormond, graduanda em Engenharia Florestal pela Rural.

“Um misto de alegria e empolgação com estranheza e saudades”, assim a discente define o início de sua mobilidade na Universidade Trás-os- Montes e Alto Douro (UTAD) em Portugal.

“Tudo é muito diferente, mesmo aqui em Portugal as pessoas falarem Português não é tão fácil a compreensão e muitas palavras são tão diferentes que geram até situações engraçadas. A saudade de casa, dos amigos e familiares é enorme, mas fazer vídeos chamadas ajuda bastante. Por outro lado, descobrir as coisas, os lugares, conhecer gente nova é incrível! Aqui temos contato com pessoas de vários países, a mobilidade internacional é bem forte e não raro vemos pessoas falando línguas diferentes pela universidade e cidade como um todo.”

Ana afirma que não tinha conhecimento de como fazer para ir para Portugal. Mas essa questão logo foi contornada graças à ajuda de pessoas próximas. “Chegar até aqui foi difícil, não sabia de nada, ou quase nada, mas criamos um grupo do pessoal que foi aprovado no edital e nos ajudamos bastante. Isso foi fundamental para todo o processo de tirar o visto, comprar passagens e seguro, fazer o câmbio do dinheiro, etc.” Afirma Ana.

Da mesma forma aconteceu com a parte acadêmica. A estudante de Engenharia Florestal precisou pesquisar bastante antes de montar sua grade de disciplinas. “Para fazer o plano de estudos meu processo foi similar ao de escolha da universidade, muitas pesquisas na internet e leitura sobre o local e as disciplinas, para saber quais fazer. Nas matérias dei prioridade àquelas que complementariam meu conhecimento na área. Focar também no forte da universidade de destino é uma boa opção para aproveitar o que ela tem de melhor a oferecer. Uma dica é não escolher muitas matérias para não sobrecarregar, afinal é tudo muito novo e a língua é uma dificuldade a mais na hora das aulas e de estudar, mas os professores estão sendo super atenciosos e solícitos! Vale destacar também que o plano de estudos inicial pode ser modificado, então quando chegar na universidade pode-se tirar ou adicionar matérias conforme pegar dicas com os professores e estudantes.” Aponta a intercambista.

A estudante reforça que a pesquisa prévia é um pilar importante para àqueles que desejam fazer mobilidade acadêmica. “A pesquisa por passagem aérea, seguro, moradia e tudo mais eu fiz com antecedência e regularidade, sempre procurando e lendo diversos sites, pesquisando se tinha reclamações sobre a empresa e comparando preços. Usei bastante dos canais de comunicação para tirar dúvidas, liguei pra empresa aérea mais de uma vez, assim como entrei em contato com a empresa de seguro para verificar tudo. Para o seguro é importante saber além do que ele cobre, onde ele cobre. No caso da Europa é bom ter cobertura ampla para os países vizinhos, pois nos recessos você pode dar um passeio por eles. Além de países, dentro da própria cidade de destino é bom ter ampla cobertura para, caso precise, não ter que se deslocar muito para ter atendimento médico.”

Ormond diz que a procura por moradia foi mais fácil para ela. ” A pesquisa por moradia para mim foi bem tranquila pois entrei em contato com a universidade explicando minha condição de cotista e bolsista e consegui vaga no alojamento daqui, que é pago, mas bem mais barato que a maioria das casas para alugar.” Declara a universitária.

E as dicas da estudante não param por aí. “De toda forma vale pesquisar nos grupos de Facebook por valores para ter uma ideia, mas não recomendo fechar negócio sem conhecer o local pessoalmente. Prefira reservar um hotel nos primeiros dias e ir visitar a moradia com calma antes de assinar qualquer coisa e gastar dinheiro.” Ressalta Ana.

Por fim, a estudante demonstra a importância do auxílio financeiro disponibilizado pela UFRRJ. “O custo deste investimento vai variar muito, principalmente em função do local que escolher (por exemplo, cidades maiores são mais caras), mas a bolsa da universidade é fundamental e a Rural com certeza tem destaque nisso. Conversando com colegas brasileiros que estão aqui em intercâmbio, muitos não ganharam nenhum auxílio ou receberam bem menos, então aproveitem essa oportunidade!”

E esse foi o relato de Ana Ormond, discente de Engenharia Florestal. Gostou? Mande essa matéria para aquele amigo que está planejando fazer a mobilidade acadêmica.

Este relato também se encontra no Instagram da CORIN. Perfil disponível no link abaixo.