O Sistema AGU de Inteligência Jurídica - Sapiens é um gerenciador eletrônico de documentos que possui avançados recursos de apoio à produção de conteúdo jurídico e de controle de fluxos administrativos, focado na integração com os sistemas informatizados do Poder Judiciário e do Poder Executivo. Procura simplificar rotinas e expedientes, além de auxiliar, com suas ferramentas de inteligência, no processo de tomada de decisão e na elaboração de documentos.
O Sapiens unifica e relaciona os elementos constantes dos Processos administrativos, inclusive dossiês judiciais. Promove a orquestração dos vários sistemas informatizados da administração pública, de forma transparente para o Usuário. Gerencia e oportuniza a adoção de modelos e teses de direito padronizadas em âmbito nacional.
O Sapiens é híbrido, isto é, comporta documentos digitais e documentos físicos. Inclui operações como: captura de documentos, aplicação do plano de classificação, controle de versões, controle sobre os prazos de guarda e destinação, armazenamento seguro e procedimentos que garantam o acesso e a preservação a médio e longo prazo de documentos arquivísticos digitais e não digitais confiáveis e autênticos.
No caso dos documentos digitais, o Sapiens abrange todos os tipos de documentos arquivísticos da AGU, ou seja, textos, imagens, vídeos, gravações sonoras, mensagens de correio eletrônico, páginas web, bases de dados, dentre outras possibilidades de um vasto repertório de diversidade crescente.
A evolução do Sistema AGU de Inteligência Jurídica - Sapiens
O desenvolvimento do Sapiens teve início em 2013, com sua produção de processos administrativos iniciada em produção no dia 8 de novembro de 2013, onde o primeiro processo administrativo foi autuado no sistema. O primeiro processo judicial no Sapiens foi autuado em fevereiro de 2014, e desde então, o sistema tem expandido sua base de processos e convênios de integração com Tribunais.
Cabe ressaltar que o Sapiens chegou a uma nova etapa, com o lançamento do Super Sapiens, que traz avanços significativos no processo de triagem, distribuição e produção de documentos jurídicos.
Um dos principais avanços do Super Sapiens é sua nova e moderna interface, que facilita o controle de demandas, a pesquisa e a obtenção das informações. Criada de acordo com os conceitos de Material Design do Google, essa interface foi construída com base na experiência do usuário, é intuitiva e focada na simplicidade.
A lógica é muito parecida com os leitores de e-mail, mas em vez de receber e-mails, o usuário recebe tarefas. A partir daí, é possível agrupá-las e fazer as movimentações em bloco, de acordo com a semelhança das demandas. Também é possível criar pastas, arrastar, soltar e filtrar os processos.
Além da nova interface focada na simplicidade, o Super Sapiens possui total suporte para utilização em smartphones, tablets, notebooks e desktops com duas telas, e é compatível com todos os sistemas operacionais, inclusive iOS e Android.
A velocidade é outro diferencial do Super Sapiens. Ele é 70% mais rápido do que a versão anterior. Suas listas de carregamento infinito permitem um fluxo contínuo de operações, sem muitas telas ou idas e vindas para executar as tarefas, simplificando o trabalho dos usuários.
A integração do SAPIENS com o Poder Judiciário
Focado na integração com os sistemas informatizados do Poder Judiciário e do Poder Executivo, o Super Sapiens é fruto de uma construção coletiva que conta com o envolvimento de colaboradores dos mais diferentes órgãos da AGU. A evolução do sistema levou em conta também inúmeras demandas recebidas dos próprios usuários.
Clique aqui para acessar o Super Sapiens e aqui para obter mais informações sobre a plataforma e sua implantação na AGU.
De segunda a sexta-feira.
Das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
E-mail: pf.ufrrj@agu.gov.br | Fale Conosco