Entenda como funciona o PAC

O Planejamento Anual de Compras e Serviços funcionará conforme fluxograma abaixo.

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Como solicitar o cadastramento de materiais no catálogo do sipac:

1- Para o planejamento de contratações de 2026 dividimos em duas etapas. Na primeira etapa os requerentes avaliam se existem materiais da sua necessidade que não constam nos catálogos dos grupos. Em seguida, os mesmos terão um prazo para solicitarem o cadastramento do material no catálogo do SIPAC. A fim de orientar os procedimentos a serem adotados para a solicitação de cadastro de material no catálogo do sipac, produzimos um manual sobre a temática que vocês poderão ter acesso através da aba “PLANEJAMENTO” no rótulo “MANUAIS”:

  • Manual com instruções para solicitação de cadastro de materiais no catálogo do Sipac
  • Vídeo com instruções para solicitação de cadastro de materiais no catálogo do Sipac

2- Após as solicitações de cadastro, os materiais serão acrescentados ao catálogo do sipac e estará disponível no momento da realização da requisição, na segunda etapa do planejamento.

Como requisitar a inclusão de demandas no Plano Anual de Contratações:

1- Na segunda etapa, os servidores designados pela autoridade competente (autorizador), com perfil de requisitante deverão, respeitando os prazos do cronograma, já disponível na aba “PLANEJAMENTO” no rótulo “CRONOGRAMA”, inserir a sua demanda no sistema SIPAC e depois preencher o “Formulário complementar à requisição de material/serviço de 2026”. Caso surjam dúvidas relacionadas ao preenchimento da solicitação no SIPAC ou ao Formulário Complementar, os manuais listados abaixo estão disponibilizados na aba “PLANEJAMENTO” no rótulo “MANUAIS”.

  • Manual com instruções para requisição de materiais/serviços no Sipac.
  • Manual com instruções para preenchimento do Formulário complementar à requisição de material/serviço de 2026 (em elaboração)
  • Vídeo com instruções para requisição de materiais/serviços Sipac
  • Vídeo com instruções para consultar número da requisição de materiais/serviços Sipac

2- Ressaltamos que o requisitante que não encaminhar o formulário complementar à requisição no Planejamento 2026 terá sua requisição devolvida.

3- O requisitante deverá observar, após o envio da demanda, se recebeu algum memorando no sistema Sipac solicitando ajustes na documentação encaminhada ao setor de licitações. Em caso afirmativo, as correções deverão ser efetuadas dentro do prazo estabelecido pelo setor de licitações.

4- O requisitante também poderá ter acesso aos catálogos de materiais e serviços que estão disponibilizados no Sipac, no site do DMSA, na aba “PLANEJAMENTO” e no rótulo “CATÁLOGOS”.

5- O Departamento de Materiais e Serviços Auxiliares informa que no momento do recebimento das requisições, não será possível cadastrar novos itens aos catálogos, ou seja, não será possível retornar para a primeira etapa.

Para maiores informações, entrem em contato através do

  • e-mail da Coordenação de Planejamento e Acompanhamento de Compras e Serviços (cpacs_dmsa@ufrrj.br);

Postado em 24/09/2024 - 11:27