Ações da UFRRJ frente à redução de gastos imposta às Ifes

Desde o início da pandemia, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro garantiu o pagamento de todos os trabalhadores terceirizados. Entretanto, com a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, sem previsão de retorno para este ano; com a maior parte das atividades administrativas sendo realizadas de forma remota; o término do contrato neste mês com a empresa de limpeza do câmpus Seropédica, juntamente com a necessidade de ajustarmos os gastos da Rural para o próximo ano, tornou-se prudente adequarmos nosso orçamento. Dessa forma, infelizmente, foi necessário tomar a decisão temporária de não contratar nova empresa de limpeza e adaptar os serviços com outro contrato que temos em vigor.

Em função dos cortes orçamentários que as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) sofrem desde 2016, agravado em 2020 e com previsão sombria para 2021, a Administração Central da UFRRJ é forçada a tomar medidas para garantir o pagamento de bolsas e auxílios dos mais de 6.500 estudantes de graduação de nossa Instituição, bem como, das despesas obrigatórias como energia elétrica, água e demais contratos que garantem a manutenção da infraestrutura da Universidade.

A conjuntura é muito adversa às Ifes. A pressão política deve ser realizada sobre o Executivo, bem como sobre o Congresso Nacional, que homologará o Projeto de Lei Orçamentária para o próximo ano, pois, do contrário, vivenciaremos um cenário que inviabilizará as Universidades Públicas em nosso país.

Seropédica, 13/08/2020

Administração Central da UFRRJ