Design

A nossa universidade possui uma marca forte, bela e expressiva, e é fundamental que todas as demais marcas internas acompanhem a sua linguagem visual. Dessa forma, fortalecemos nossa imagem, tanto interna quanto externamente, facilitando a comunicação como um todo.

A partir de 2015, com a chegada de profissionais de design na universidade e seu consequente impacto na comunicação institucional, foi constatada a necessidade de uma identidade visual única, agregando a missão, visão e os valores da UFRRJ, que pudesse expressar, ou traduzir, de forma gráfica, a personalidade, a diversidade e o espírito inovador da instituição.

Esse trabalho culminou na expansão do Manual de Identidade Visual da UFRRJ. Mas ele não para por aí, vem sendo desenvolvido constantemente, de acordo com as necessidades que vão sendo verificadas e a participação ativa da comunidade acadêmica, fazendo uma integração visual cada vez maior entre os diversos setores da Universidade.

Esquema das molduras para as marcas dos institutos e das pró-reitorias.

Marca dos Institutos

Marcas das Pró-reitorias

1- DIRETRIZES INSTITUCIONAIS

O estudo da estrutura institucional e o desenvolvimento de diversas marcas visuais dentro da Universidade vêm mostrando a necessidade da adoção de alguns parâmetros, visando a maior integração visual das diversas unidades da Rural:

Setores administrativos, tais como conselhos, departamentos e coordenações: marcas tipográficas sem a utilização de símbolos.

• Setores que demandam divulgação, principalmente externa, poderão ter símbolos, mantendo o padrão visual com conceito linear.

Atividades tais como eventos temporários, empresas júniores, grupos de estudos, etc. poderão ter caráter mais livre.

Se você deseja um serviço ou demanda de design para o seu setor, atividade ou evento, alinhado com as diretrizes adotadas, observe os prazos e critérios abaixo e depois entre em contato conosco para avaliarmos e retornarmos com a melhor solução para cada caso.

Ressaltamos a importância de solicitar um serviço depois de observados todos os critérios.

2 – PRAZOS:

Criação de Marcas

  • Setores administrativos (marcas tipográficas): mín. 30 dias
  • Setores que demandam divulgação (marcas com símbolos): mín. 45 dias
  • Outros (atividades como eventos temporários, empresas juniores, grupos de estudos, etc): mín. 45 dias

Manual de Aplicação da Marca (para as marcas criadas): mín. 30 dias a partir do início do trabalho.

Papelaria institucional personalizada (papéis timbrados, cartões de visita, etc): mín. 20 dias a partir do início do trabalho.

Mídias para divulgação de eventos ou institucional digital ou impressa (cards para redes sociais, flyers, cartazes, etc.): mín. 30 dias a partir do início do trabalho.

Temos criado a marca de diversos órgãos da universidade, alinhando seu desenho à identidade da Rural. Porém, principalmente após a publicação do manual, temos recebido uma demanda muito maior do que a nossa capacidade. A criação de marcas é um processo relativamente longo e mesmo após o produto terminado, ainda é necessário o desenvolvimento de um “Manual de Aplicação da Marca”, com orientações básicas de como usar corretamente os arquivos. Então, antes de fazer o pedido, faça uma análise.

  • Seu setor realmente precisa de uma marca?
  • Quais as suas reais necessidades?
  • Marca com símbolo ou tipográfica?
  • Existem normas e critérios a serem seguidos
  • Assim como prazos e ordem de importância dos trabalhos em andamento.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Você ou seu setor também podem criar a sua própria marca e nos enviar para uma avaliação e consultoria. Isso é possível, podemos acompanhar e dar auxílio/acompanhamento à sua criação. Mas para desenvolver uma ideia dentro dos padrões da instituição, é necessário seguir as informações contidas no Manual de Identidade Visual da UFRRJ.

3 – REGRAS:

  • A forma de comunicação entre as partes será prioritariamente pelo e-mail institucional; 
  • Para a fluidez do serviço, é necessário um prazo para resposta. Serviços sem resposta ou retorno por mais de 21 dias voltam para o final da planilha de trabalhos de design;
  • Quando necessário, o trabalho pode ser divido em etapas, e cada uma delas deverá ter um prazo definido e que deverá ser cumprido;
  • Sugerimos que o trabalho tenha até 4 revisões, no máximo;
  • Idas e vindas com pequenas correções ou acertos prejudicam o cronograma do serviço. Revise com calma, reúna todas as informações pertinentes, liste todas as alterações e envie o pedido com TODAS as mudanças necessárias;
  • O nosso trabalho depende de suas informações. Procure reunir todas as que forem importantes (imagens, textos ou outras) para o trabalho e procure repassá-las com clareza. 

Postado em 07/02/2024 - 14:14 - Atualizado em 05/03/2024 - 10:16

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