A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizou, em 08 de maio, um encontro estratégico com empresários e representantes de instituições públicas e privadas para apresentar o projeto do Parque Ecotecnológico da UFRRJ. O evento reuniu cerca de 65 participantes no campus de Seropédica e marcou um importante passo na articulação de parcerias para a consolidação de um ecossistema de inovação voltado ao desenvolvimento sustentável da região.
O Parque Ecotecnológico é uma iniciativa da UFRRJ apoiada pela Prefeitura de Seropédica e outras esferas governamentais, além da FINEP, BNDES, FAPERJ e outros parceiros estratégicos que visa promover a cooperação entre universidades, centros de pesquisa, setor produtivo e sociedade civil.
Durante o encontro, o professor Luís Américo Calçada, vice-diretor da Agência de Inovação da UFRRJ, apresentou o projeto do parque e detalhou o modelo de negócios que sustentará sua operação. A proposta contempla um ambiente planejado para impulsionar a pesquisa aplicada, a geração de empreendimentos inovadores e a atração de investimentos tecnológicos para a região.
O professor Roberto Rodrigues, reitor da UFRRJ, deu as boas-vindas aos convidados e reforçou o papel estratégico do parque no desenvolvimento regional:
“A criação do Parque Ecotecnológico representa um compromisso institucional com a geração de oportunidades, a promoção da ciência e a valorização do potencial produtivo de Seropédica e da Baixada Fluminense.”
Também participaram do evento autoridades municipais, entre elas o Secretário de Ciência e Tecnologia, Altemio Batista de Araújo Neto, e o Procurador-Geral do Município, Luiz Fernando Alves Evangelista, que destacaram o empenho da gestão local em apoiar ações de inovação e desenvolvimento sustentável em parceria com a universidade.
Com base em princípios de sustentabilidade, cooperação e impacto regional, o Parque Ecotecnológico da UFRRJ está sendo concebido como um espaço integrador, capaz de articular ciência, tecnologia, empreendedorismo e políticas públicas voltadas à transformação social e econômica do território.
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG) e do … leia mais
Organização: Divisão de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação (DEAI) OFICINA DE EXCEL BÁSICO Data: 25/05 (segunda-feira)Horário: 18h às 21h00Local: Laboratório … leia mais
Estão disponíveis os modelos de apresentação oral e pôster do INOVARural 2026, nos links abaixo: O uso dos templates é … leia mais
A Agência de Inovação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro divulga a lista oficial de trabalhos selecionados para … leia mais
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e da … leia mais
A Agência de Inovação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está promovendo a divulgação da chamada de … leia mais
InovaRural 2026 reuniu pesquisa e setor produtivo na UFRRJ em busca de inovação aplicada
Participe das oficinas realizadas pela Agência de Inovação durante a Semana Rural da UFRRJ!
INOVARural 2026 divulga modelos de apresentação e pôster
INOVARural divulga lista de trabalhos para apresentações orais e em pôsteres
INOVARural 2026: UFRRJ promove III Seminário MAI/DAI e Ideathon voltado à inovação