Mulheres nas Ciências Florestais



Título do projeto

Mulheres nas Ciências Florestais


Objetivos do projeto:

O Projeto “Mulheres nas Ciências Florestais” objetiva realizar o levantamento de dados estatísticos e de informações acerca das histórias e do contexto profissional das engenheiras florestais pioneiras do Brasil. Para isso, propomos o resgate dos exemplos históricos de personalidades femininas com atuação relevante no setor florestal, visando estimular a participação e o ingresso de mulheres nos cursos de graduação em Engenharia Florestal. Nesse sentido, buscaremos subsídios dentro do contexto abordado, a fim de conferir o devido valor e importância àquelas que, de forma pioneira, desbravaram esse território ainda tão marcado pela discrepância numérica entre os gêneros. Os resultados esperados, ao final do projeto, são a elaboração e divulgação de mídias visuais e audiovisuais que contemplem histórias e marcos da participação feminina nas ciências florestais, a produção de obra bibliográfica contendo a trajetória e exemplos notáveis da contribuição da mulher no desenvolvimento das ciências florestais no Brasil, além do aumento da autoestima coletiva de pesquisadoras e estudantes do setor florestal.


Coordenadora do projeto

Docente Cláudia Moster – DCA/IF/UFRRJ


Produtos do projeto

Frequentemente o projeto mantém contato com seus seguidores e disponibiliza informações resumidas das pesquisas em suas redes sociais (veja abaixo na seção de contatos como acessá-las). Além disso, materiais informativos mais completos acerca do tema do projeto são aqui disponibilizadas em sua página na internet.

Acesse no link a seguir a seção de memoriais de mulheres com relevante atuação nas Ciências Florestais, e cujas histórias já foram apresentadas pelo nosso projeto: Memoriais das Mulheres nas Ciências Florestais.

As entrevistas em vídeos realizadas com mulheres com atuação no setor florestal podem ser acessadas em nosso espaço no Youtube. Clique aqui para ir até a nossa playlist.


Contato:

E-mail: mulheresflorestais.ufrrj@gmail.com

Outros canais:

                                                 

@mulheresnascienciasflorestais


Share