O Projeto “Mulheres nas Ciências Florestais” objetiva realizar o levantamento de dados estatísticos e de informações acerca das histórias e do contexto profissional das engenheiras florestais pioneiras do Brasil. Para isso, propomos o resgate dos exemplos históricos de personalidades femininas com atuação relevante no setor florestal, visando estimular a participação e o ingresso de mulheres nos cursos de graduação em Engenharia Florestal. Nesse sentido, buscaremos subsídios dentro do contexto abordado, a fim de conferir o devido valor e importância àquelas que, de forma pioneira, desbravaram esse território ainda tão marcado pela discrepância numérica entre os gêneros. Os resultados esperados, ao final do projeto, são a elaboração e divulgação de mídias visuais e audiovisuais que contemplem histórias e marcos da participação feminina nas ciências florestais, a produção de obra bibliográfica contendo a trajetória e exemplos notáveis da contribuição da mulher no desenvolvimento das ciências florestais no Brasil, além do aumento da autoestima coletiva de pesquisadoras e estudantes do setor florestal.
Docente Cláudia Moster – DCA/IF/UFRRJ
Frequentemente o projeto mantém contato com seus seguidores e disponibiliza informações resumidas das pesquisas em suas redes sociais (veja abaixo na seção de contatos como acessá-las). Além disso, materiais informativos mais completos acerca do tema do projeto são aqui disponibilizadas em sua página na internet.
Acesse no link a seguir a seção de memoriais de mulheres com relevante atuação nas Ciências Florestais, e cujas histórias já foram apresentadas pelo nosso projeto: Memoriais das Mulheres nas Ciências Florestais.
Veja aqui também a entrevista com a coordenadora do projeto, a professora Claudia Moster.
As entrevistas em vídeos realizadas com mulheres com atuação no setor florestal podem ser acessadas em nosso espaço no Youtube. Clique aqui para ir até a nossa playlist.
Em novembro de 2022 foi finalizado o livro digital contendo as histórias e descobertas do projeto ao longo doas anos.
Clique aqui para acessar o livro e fazer seu download.
E-mail: mulheresflorestais.ufrrj@gmail.com