Mais eficiência em processos de compras e contratações

Pela primeira vez, a demanda anual da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) referente às aquisições de bens e contratações de serviços, obras e soluções de tecnologia da informação e comunicações será recebida de maneira inteiramente digital.

O Departamento de Materiais e Serviços Auxiliares (DMSA) da Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros (Proaf) irá utilizar o Módulo de Compras do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac) para centralizar as demandas de toda a Universidade. A mudança está alinhada à busca de soluções que proporcionem mais eficiência ao período de teletrabalho imposto pela pandemia de Covid-19 e representa mais um passo para a implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG) na UFRRJ.

Com a realização do pedido por meio do Sipac, caberá ao demandante preencher um formulário digital com as informações necessárias para andamento do processo, sem a necessidade de busca de preços, descrição dos itens e códigos do Catálogo de Materiais (CATMAT) e do Catálogo de Serviços (CATSER) do governo federal. Já a equipe do DMSA será responsável pela elaboração dos documentos de Planejamento da Contratação, de acordo com o proposto pela Administração Superior.

O uso do Módulo de Compras do Sipac facilitará aos demandantes o acompanhamento do processo, além de permitir mais agilidade no preparo das licitações e maior controle por parte da comunidade universitária, órgãos de controle e demais cidadãos.

O Planejamento de Contratações da UFRRJ para o ano de 2022 já começou. Todos os detalhes, cronograma de envio de demandas e demais documentos para orientação podem ser acessados por meio do site do DMSA: https://institucional.ufrrj.br/dmsa/

Para apresentar e esclarecer questões relacionadas ao cadastro e envio das demandas, a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep) realizou nos dias 24 e 25 de fevereiro o webinar ‘Planejamento de Contratações 2022 na UFRRJ’. Os vídeos do encontro estão disponíveis na página da Codep no YouTube e podem ser assistidos nos links a seguir:

Por Michelle Carneiro, jornalista da CCS/UFRRJ.

Postado em 01/03/2021 - 09:24 - Atualizado em 09/03/2021 - 08:32