Ex-alunos doam espaço cultural à UFRRJ

Praça dos Dinossauros foi entregue na última quarta-feira, 24, por egressos de Agronomia

por Isabella Cabral*

Foi uma comemoração de aniversário de formatura incomum. Mas a turma de 1995 sempre foi fora do comum mesmo. Alunos da turma ‘Jurassic Park’ contaram mais um capítulo dessa história no dia 24 de março, quando entregaram à Instituição a Praça dos Dinossauros construída por eles no Jardim Botânico da UFRRJ.

Por ocasião dos 25 anos de formados, ocorrido em 30 de setembro de 2020, a turma externou seus agradecimentos à Universidade Rural, nesse momento de ataques à ciência e às universidades públicas. A ideia era comemorar presencialmente o Jubileu de Prata, o dia dos agrônomos e os 120 anos da Universidade. Porém, a parte festiva foi adiada para quando a pandemia permitir.

Os egressos planejaram um presente de uso coletivo a toda a comunidade universitária. Com a permissão da Universidade, iniciou-se a construção de um espaço lúdico e útil: uma praça. O Jardim Botânico foi o local escolhido por fazer parte da memória afetiva de muitos que passam pela Rural, além de receber visitantes crianças e jovens.

A Praça dos Dinossauros tem bancos com figuras de dinossauros e um pequeno palco, que homenageia o amigo Martin de Oliveira Freire, ator, ex-professor e servidor da UFRRJ, recentemente falecido.

Por conta da pandemia, os egressos não puderam participar do evento de entrega da praça. O projeto foi entregue pela artesã Simara Lucia Santos Leonardo, que liderou a equipe de construção dos equipamentos. Participaram pela gestão universitária o reitor Ricardo Berbara e o coordenador do Jardim Botânico Ivo Abrãao.

“A turma criou vínculos com a sociedade brasileira como eu nunca vi na minha estadia aqui na universidade. E essa generosidade se expressa com a entrega da Praça dos Dinossauros. Esse singelo espaço no Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro foi construído em um ambiente muito harmônico, que tem a identidade dessa turma. Agradecemos a homenagem, e homenageio a turma, pela sua contribuição generosa à cultura e à academia.”, disse o reitor Berbara aos ex-alunos em vídeo.

Mensagem da turma Jurassic Park à Rural

imagem: acervo da turma

“Nós precisávamos fazer alguma coisa concreta. É devolver um pouquinho do nosso amor e gratidão à universidade. E sabemos que existem soluções para retribuir a oportunidade de usufruirmos de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Há soluções. Falta agregar, movimentar e incentivar. Esse espírito tem que ser resgatado. Que nossa praça seja apenas a primeira das iniciativas de egressos na universidade”, diz Eduardo Linder em mensagem a ex-alunos e professores que já passaram pela Rural.

“A gente conclama outras turmas de egressos a também materializarem a sua gratidão contribuindo de alguma forma com a nossa universidade”, reitera Lucia Helena Almeida.

“Tão logo seja possível às pessoas se reunirem na Rural, faremos a inauguração da Praça dos Dinossauros e do Palco Martin de Oliveira Freire. Com muita música, teatro, amor e alegria, do jeito que as pessoas da Rural de todas as gerações sempre fizeram muito bem.”, completa Elisabeth Cardoso.

Imagens: Jhonatan Marins Goulart

*estagiária de jornalismo na CCS