Aprovada a Política de Comunicação da UFRRJ pelo Consu

Pela primeira vez em sua história, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) tem uma Política de Comunicação, um verdadeiro marco para a Instituição.

No último dia 30 de outubro, o Conselho Universitário (Consu), em sua 429ª Reunião Ordinária, aprovou, por unanimidade, o texto do documento apresentado aos conselheiros. A relatoria coube à atual coordenadora de Comunicação Social da UFRRJ, a servidora técnica jornalista Fernanda Barbosa.

Fernanda relatou aos conselheiros os detalhes do processo de discussão, criação e submissão da minuta da Política de Comunicação ao crivo da comunidade universitária.

A criação da Política de Comunicação institucional foi inserida como um dos objetivos do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRRJ para o quinquênio 2023-2027. Todo o processo durou 1 ano e 7 meses (de março/24 até outubro/25), iniciando pela criação do Grupo de Trabalho que conduziu todas as etapas listadas abaixo:

  1. 1. Criação de um Grupo de Trabalho através de portaria da Reitoria (Portaria 1233/2024 – GABREI);
  2. 2. Pesquisa das Políticas de Comunicação das Ifes de referência;
  3. 3. Realização de reuniões regulares do GT para debate e início de escrita da minuta;
  4. 4. Escrita inicial da minuta da PCO pelos membros do GT;
  5. 5. Reunião com as pró-reitorias acadêmicas para contribuição ao texto;
  6. 6. Aprovação do texto da minuta pelo GT e entrega do texto final;
  7. 7. Realização de audiência pública sobre a PCO da UFRRJ (disponível no canal do YouTube da UFRRJ) e abertura de prazo para contribuições da comunidade universitária;
  8. 8. Considerações e alterações do texto da PCO a partir da consulta pública realizada;
  9. 9. Aprovação da PCO junto ao Consu (Deliberação nº541/2025);
  10. 10. Ampla divulgação da PCO para a comunidade universitária.

Os detalhes de todas as etapas também podem ser acompanhados na plataforma ForPDI do governo federal, que auxilia as instituições da Rede Federal de Educação a elaborar, gerenciar e acompanhar seus Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Destaques

Em sua relatoria, Fernanda destacou alguns aspectos-chave da Política de Comunicação, como o conceito emprestado da Política de Comunicação do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), chamado de “Agente de Comunicação”.

Esses agentes são servidores da Instituição com matrícula SIAPE ativa que gerenciam redes sociais e websites institucionais setoriais. Eles serão cadastrados pela Coordenadoria de Comunicação Social e deverão zelar igualmente pela coerência interna e integridade da imagem institucional, recebendo as diretrizes institucionais de forma mais assertiva.

“A ideia é mantermos um cadastro na CCS de todos esses servidores que já atuam setorialmente inserindo conteúdo e administrando as redes sociais e os websites institucionais para que possamos ter um canal de conversa direto com eles, orientando quanto a diretrizes de comunicação de origem interna e externa, visto que fazemos parte do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom), o qual emite e se submete a muitas normativas que precisam ser observadas internamente por todos”, explicou a coordenadora.

O documento, cujo texto recebeu elogios do vice-reitor César Da Ros e de conselheiros presentes à reunião, foi aprovado por unanimidade.

Após aprovação, a próxima etapa será a ampla divulgação das diretrizes da Política de Comunicação para a comunidade universitária e a criação de manuais que servirão como guias, como o Manual de Redes Sociais e o Manual de Divulgação Científica.

Serviço

A Política de Comunicação é um documento que contém diretrizes para a comunicação institucional da UFRRJ.

Acesse abaixo a Política de Comunicação da UFRRJ, aprovada em 30 de outubro de 2025, pela Deliberação nº nº541/2025. 

>>> Tem alguma dúvida ou sugestão sobre a comunicação da UFRRJ? Envie para comunicacao@ufrrj.br

A construção da Política de Comunicação foi conduzida pelo Grupo de Trabalho formado pela Portaria nº 1233/2024 – GABREI.  Grupo de Trabalho composto por Alessandra Pinto de Carvalho, docente da UFRRJ; Cristiane Venancio de Oliveira Martins, docente da UFRRJ; João Henrique de Castro de Oliveira, servidor técnico jornalista da UFRRJ; Michelle da Costa Pereira Carneiro, servidora técnica jornalista da UFRRJ; e Fernanda da Cunha Barbosa, coordenadora de Comunicação Social da UFRRJ, servidora técnica jornalista da UFRRJ e coordenadora do GT.

A Política de Comunicação foi elaborada com a participação de alunos, servidores, terceirizados e gestores que participaram da consulta pública do texto. 

           08/07/2025 – UFRRJ realiza audiência sobre Política de Comunicação e recebe contribuições da comunidade até 26/8

            24/06/2025 – Saiba como contribuir com a Política de Comunicação da UFRRJ

            02/06/2025 – Convite para a audiência pública sobre a Política de Comunicação da UFRRJ

            19/03/2024 – UFRRJ inicia debates sobre a Política de Comunicação da Universidade

Postado em 06/11/2025 - 12:41

Notícias Relacionadas

CCS/UFRRJ participa do 10º Cogecom e apresenta caso de sucesso em Media Training

UFRRJ comemora 115 anos de origem

UFRRJ 115 anos – parte 4: a Rural no século XXI

UFRRJ 115 anos – parte 3: da ditadura à redemocratização

UFRRJ 115 anos – parte 2: nasce uma universidade

Últimas Notícias

CCS/UFRRJ participa do 10º Cogecom e apresenta caso de sucesso em Media Training

Reunido em Belo Horizonte para o 10º Encontro Nacional, o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) promoveu leia mais

30/11/2025

Aprovada a Política de Comunicação da UFRRJ pelo Consu

Pela primeira vez em sua história, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) tem uma Política de Comunicação, leia mais

06/11/2025

UFRRJ comemora 115 anos de origem

Nesta segunda-feira, 20 de outubro de 2025, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) completou 115 anos de leia mais

21/10/2025

UFRRJ 115 anos – parte 4: a Rural no século XXI

Neste século, a Universidade passa por uma profunda transformação em sua própria identidade, expandindo suas atividades e se consolidando como leia mais

21/10/2025

UFRRJ 115 anos – parte 3: da ditadura à redemocratização

Entre as décadas de 60 e 90, a Rural resistiu aos tempos de autoritarismo, expandiu o número de cursos e leia mais

24/09/2025

UFRRJ 115 anos – parte 2: nasce uma universidade

Neste episódio da série, vamos abordar os primeiros anos da instituição em sua nova casa: Seropédica Como vimos anteriormente, a leia mais

29/08/2025

mais notícias