
A Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ esteve presente no Cogecom Sudeste – Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais da Região Sudeste, realizado nos dias 11 e 12 de abril, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
O evento levou estudos de caso de Universidades, no âmbito da Divulgação Científica, a começar pela experiência da própria UFU, com o IV Comunica Ciência – Encontro de Pesquisadores e Comunicadores, organizado pela DIRCO – Diretoria de Comunicação Social da UFU, que ocorreu simultaneamente ao Cogecom.
O IV Comunica Ciência teve como tema “Divulgação Científica, Inteligência Artificial e Democracia”, trazendo palestrantes autoridades no setor da Educação no Brasil. A mesa-redonda de abertura, que versou sobre o papel das agências de fomento na promoção da pesquisa e da divulgação da ciência no contexto atual, teve como integrantes Denise Pires de Carvalho, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e Carlos Alberto Arruda de Oliveira, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
“É inadmissível a ideologização da Ciência, daí a importância da divulgação científica”, declarou Denise Pires de Carvalho, em sua palestra. “Estamos entre os 15 países do mundo que mais produzem ciência. Isso devido a duas instituições que conseguiram sobreviver ao passar das décadas: Capes e CNPq. Não se faz ciência, não se gera conhecimento, sem investimento”, complementou.
A presidente da Capes ainda apresentou números sobre a Educação Superior no Brasil. O país tem 0,2% de doutores em sua população. “Precisamos de mais recursos e mais doutores. A Educação Superior é o que gera maior mobilidade social em nosso país. E a comunicação científica, desde a Educação Infantil, é fundamental no combate ao negacionismo”, completou.
Em seguida, os coordenadores de comunicação foram apresentados a casos de sucesso. A UFU apresentou o podcast “Ciência ao Pé do Ouvido”, uma produção voltada para o cotidiano e à ciência. Francisco Daher, diretor de Comunicação na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), falou sobre as estratégias de comunicação para o preenchimento das vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Já Marina Lindsay, coordenadora da Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), trouxe a experiência com o podcast “Conto com Ciência”.
Fernanda Barbosa, coordenadora de Comunicação Social da UFRRJ, esteve presente no encontro e destacou a relevância de troca de experiências como essa. “Quando vemos que outros colegas, que passam pelas mesmas dificuldades que nós, conseguem superá-las, ficamos curiosos para saber como fizeram. Aqui encontro atalhos para soluções em Comunicação das Ifes”, declarou.
A coordenadora destaca a estrutura criada pela UFU para a realização de podcasts. “Quero levar algo semelhante à UFRRJ, para divulgarmos o que nossos pesquisadores produzem”, concluiu.
Também no encontro, as coordenadoras de Comunicação da UFMG e da UFU, respectivamente, Fábia Lima e Renata Neiva, apresentaram suas experiências na elaboração da Política de Comunicação de suas Instituições. “Estamos, neste momento, conduzindo os trabalhos de criação de nossa Política de Comunicação, então as experiências das colegas nessa área também serão fundamentais para elaborarmos nossa própria Política dentro da UFRRJ”, concluiu Fernanda Barbosa.
Fotos: Milton Santos/Comunica UFU


Postado em 16/04/2024 - 12:00 - Atualizado em 22/05/2024 - 08:58
CCS comparece ao Cogecom 2024, em Brasília. UFRRJ integrará a Gestão 2025
Reunido em Belo Horizonte para o 10º Encontro Nacional, o Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) promoveu … leia mais
Pela primeira vez em sua história, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) tem uma Política de Comunicação, … leia mais
Nesta segunda-feira, 20 de outubro de 2025, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) completou 115 anos de … leia mais
Neste século, a Universidade passa por uma profunda transformação em sua própria identidade, expandindo suas atividades e se consolidando como … leia mais
Entre as décadas de 60 e 90, a Rural resistiu aos tempos de autoritarismo, expandiu o número de cursos e … leia mais
Neste episódio da série, vamos abordar os primeiros anos da instituição em sua nova casa: Seropédica Como vimos anteriormente, a … leia mais