gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS

Plano de Desenvolvimento Institucional

Período de vigência 2023 a 2027

Apresentação PDI 2023 a 2027

A UFRRJ passou por uma transformação significativa no seu tamanho no final da década de 2000 e a na primeira metade da década 2010, mais do que triplicando o número de seus alunos e aumentando o número de Câmpus, saindo de uma estrutura centrada no campus de Seropédica para uma realidade multicampi. Esta mudança provocou o aumento na complexidade da gestão, ampliando os desafios institucionais existentes e gerando novos desafios.

Neste sentindo, a Rural se encontra em um momento de questionamentos, tais como: Que caminhos seguiremos para alcançar a excelência acadêmica? Qual o caminho a ser trilhado para alcançar os objetivos institucionais? Que questões estão atualmente perpassando as áreas acadêmicas e administrativas na UFRRJ? Essas e outras questões devem fazer parte do diagnóstico realizado nas diferentes áreas de atuação da UFRRJ, priorizando a sua atividade fim: ensino, pesquisa e extensão.

Diante desse quadro, a UFRRJ está em processo de elaboração do seu Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos cinco anos (2023-2027). Para tanto, o comprometimento com a excelência acadêmica e com a gestão administrativa eficiente e eficaz são referenciais para a construção da visão de futuro de uma universidade pública, gratuita e de qualidade com atenção às questões sociais e ambientais, respeitando a diversidade cultural, intelectual, artística, institucional, política e religiosa.

Para o desenvolvimento desse plano, a participação de todos os setores da comunidade acadêmica se faz necessária e o diálogo e a interação com as partes interessadas é o ponto de partida para esse trabalho de desenvolvimento de diretrizes estratégicas para toda a instituição. O sucesso dessa iniciativa depende da participação e envolvimento de toda a comunidade acadêmica.

Contamos com a participação de todos!

Rejane da Silva Santos Santiago

Pró-reitora de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (PROPLADI)