Movimento Por Elas brilha no Handover da Enactus Brasil e avança para a final nacional em Belém

No último dia 29 de abril, o projeto Movimento Por Elas, da Enactus UFRRJ, participou do Pré-Demoday do Handover — um edital de aceleração promovido pela Enactus Brasil — e conquistou lugar de destaque entre os dez melhores times do país, garantindo duas premiações e a classificação para a fase final, que será realizada no ENEB (Evento Nacional das Enactus do Brasil), em julho, na cidade de Belém (PA).

O Handover é mais do que uma competição: trata-se de um programa intensivo de cinco meses de capacitação, mentorias e desafios voltados à estruturação de projetos de impacto social. A etapa de Bebedouro (SP), sediada pela Sicoob Credicitrus, reuniu os dez projetos mais bem avaliados para uma apresentação de pitch com duração de cinco minutos. As representantes do Por Elas, Júlia Barbosa e Olívia Ribeiro, conduziram com firmeza a apresentação, que destacou as conquistas, a operação do projeto, o modelo de negócios e o impacto social da iniciativa.

Vinculado à Enactus UFRRJ, o Movimento Por Elas caracteriza-se como uma iniciativa de empreendedorismo social e tem como missão capacitar e empoderar mulheres diaristas de Seropédica e região, promovendo autonomia financeira e dignidade laboral por meio da intermediação de serviços de limpeza residencial e empresarial. O projeto se baseia nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, 8 e 10, que tratam de igualdade de gênero, trabalho decente e redução das desigualdades. Atualmente, cinco diaristas integram o projeto, e há um processo seletivo em andamento para a ampliação da equipe.

Durante o evento, além da apresentação oficial, os integrantes do Por Elas participaram de mentorias individuais, sessões de benchmarking com outros projetos e um tour institucional pela sede da Credicitrus, que também patrocinou as passagens e refeições dos participantes.

Júlia Barbosa, gerente do projeto e uma das representantes da equipe no pitch, descreveu a experiência como transformadora:

“Foi muito gratificante ver o reconhecimento do suor da nossa equipe e das nossas diaristas. Essa experiência com certeza nos fez crescer, pois saímos com várias ideias para implementar. Os times Enactus se ajudaram, apesar de ser uma competição. Acho que isso nos resume: a Enactus é uma família. O Por Elas é uma família.”

A fala emocionante que encerrou o pitch foi escrita por Olívia Ribeiro, reforçando a essência do projeto:

“Quando eu, Olívia, estou falando, eu estou dando voz para a Camila, Carla, Karina e todas as diaristas que não tiveram as mesmas oportunidades que eu e você tivemos.”

Com esse desempenho, o Movimento Por Elas segue para a final nacional do Handover com grandes expectativas. A equipe agora concentra esforços na consolidação do projeto como uma startup social, almejando sua incubação na Incubadora de Empresas da UFRRJ. O apoio e a visibilidade obtidos por meio do Handover são passos fundamentais para transformar o projeto em um modelo sustentável de impacto social.

A caminhada continua, com propósito, união e inovação social. Em julho, todos os olhos estarão voltados para Belém.

Últimas Notícias

InovaRural 2026 reuniu pesquisa e setor produtivo na UFRRJ em busca de inovação aplicada

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG) e do leia mais

11/05/2026

Participe das oficinas realizadas pela Agência de Inovação durante a Semana Rural da UFRRJ!

Organização: Divisão de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação (DEAI) OFICINA DE EXCEL BÁSICO Data: 25/05 (segunda-feira)Horário: 18h às 21h00Local: Laboratório leia mais

05/05/2026

INOVARural 2026 divulga modelos de apresentação e pôster

Estão disponíveis os modelos de apresentação oral e pôster do INOVARural 2026, nos links abaixo: O uso dos templates é leia mais

28/04/2026

INOVARural divulga lista de trabalhos para apresentações orais e em pôsteres

A Agência de Inovação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro divulga a lista oficial de trabalhos selecionados para leia mais

27/04/2026

INOVARural 2026: UFRRJ promove III Seminário MAI/DAI e Ideathon voltado à inovação

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e da leia mais

17/04/2026

UFRRJ divulga chamada de trabalhos do Science Village no Energy Summit 2026 e destaca trajetória de egressa de referência internacional

A Agência de Inovação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) está promovendo a divulgação da chamada de leia mais

16/04/2026

mais notícias


Notícias Relacionadas

InovaRural 2026 reuniu pesquisa e setor produtivo na UFRRJ em busca de inovação aplicada

Participe das oficinas realizadas pela Agência de Inovação durante a Semana Rural da UFRRJ!

INOVARural 2026 divulga modelos de apresentação e pôster

INOVARural divulga lista de trabalhos para apresentações orais e em pôsteres

INOVARural 2026: UFRRJ promove III Seminário MAI/DAI e Ideathon voltado à inovação